Saiba como cuidar melhor da saúde bucal
Dificilmente uma pessoa vai passar a vida inteira sem apresentar algumas das doenças ou problemas bucais. Afinal, ainda que cuide da saúde bucal regularmente e da forma correta, nem sempre é possível prevenir problemas que aparecem nos dentes e na gengiva. Nesses casos, é essencial fazer uma visita ao dentista para que ele possa avaliar, diagnosticar e tratar o caso da forma ideal.
Falando em consultório odontológico, com o objetivo de prevenir doenças da saúde bucal, a contratação de um plano de saúde odontológico de qualidade é a opção mais indicada. Com isso, o cliente consegue cuidar de forma adequada da região bucal, utilizando assim os diversos procedimentos disponíveis. Até porque, conquistar os dentes belos e saudáveis é o objetivo de muitas pessoas que se importam com a própria aparência.
Doenças mais comuns na região bucal
Para cuidar melhor da saúde bucal, primeiro é necessário entender quais são as principais doenças que surgem nessa região. Por ser um local quente, úmido e escuro, a boca vira uma potencial porta de entrada para a ocorrência de diferentes tipos de doenças, pois a proliferação de bactérias é facilitada em áreas com essas características.
Nesse contexto, as doenças mais comuns são:
- Gengivite: a inflamação na região da gengiva em estágio inicial é chamada de gengivite. Causada pela placa bacteriana calcificada, essa doença periodontal provoca vermelhidão, inchaço, sangramento, sensibilidade e mau hálito, necessitando assim de tratamento rápido;
- Periodontite: no estágio mais avançado da gengivite surge a periodontite, no qual os níveis de inflamação já estão bastante altos. Se não for tratada com agilidade, é possível que o paciente perca os dentes ou sofra com o enfraquecimento deles devido a essa doença;
- Afta: conhecida por ser uma pequena erupção na mucosa bucal, a afta aparece na boca por causa de um mau funcionamento do sistema imunológico, que entende os ferimentos pequenos na boca como bactérias e, por isso, ataca-os;
- Cárie: a cárie é uma doença bucal bastante comum e surge a partir de ácidos liberados durante a metabolização do açúcar ingerido. Esses ácidos provocam a desmineralização dos dentes, causando a erosão da dentina e do esmalte.
Tratamentos indicados para a saúde bucal
Existem diversos tratamentos odontológicos no consultório do dentista que ajudam a recuperar a qualidade ideal da saúde bucal. Um deles é a profilaxia, cujo objetivo é remover as placas bacterianas, invisíveis a olho nu, e as placas bacterianas calcificadas, que são chamadas de tártaro e, com isso, evita o aparecimento de problemas ou doenças bucais mais graves.
Há também a endodontia, conhecida como tratamento de canal, que promove a limpeza no interior do dente cuja cárie alcançou a raiz. Esse tratamento é feito ao inserir limas, que são agulhas bem finas, no dente para remover a polpa infectada, fazendo também a limpeza e descontaminação na região.
Por fim, existe também a periodontia, que serve para desinflamar a região da gengiva. Para isso, o dentista faz a limpeza nos dentes, retirando tártaros e placas bacterianas invisíveis a olho nu. Assim, o paciente consegue ter uma saúde bucal com a qualidade ideal novamente.