Saiba quanto custa um tratamento de canal
Como a boca é uma área escura e úmida, torna-se propícia para desenvolver, acumular e proliferar bactérias com maior facilidade. Por isso, é necessário seguir os cuidados básicos de higiene com a região bucal. Afinal, caso a higienização diária não seja feita de forma adequada, existe a possibilidade de ter o canal infectado por uma cárie. Quando isso ocorre, o paciente precisa realizar a endodontia (tratamento de canal) para descontaminar e higienizar a região e, por isso, torna-se necessário saber quanto custa um tratamento de canal.
Vale destacar que a cárie é uma doença bucal muito comum, atingindo cerca de dois milhões de pessoas por ano. Dessa forma, ao longo de toda uma vida, provavelmente o indivíduo terá esse problema ao menos uma vez. Com o objetivo de diagnosticá-lo e tratá-lo com economia e eficiência, a opção recomendada é contar com um convênio odontológico de qualidade pois, com isso, não se torna essencial saber quanto custa um tratamento de canal.
Sintomas do canal contaminado
Os sintomas de dente com canal inflamado podem afetar diretamente a qualidade de vida como um todo, já que a pessoa passa a ter dificuldade em realizar atividades simples como a mastigação, respiração e fala. Para diagnosticar que o canal está inflamado, o dentista faz uma avaliação geral da boca, além de questionar ao paciente quais são os sintomas que vem sentindo e os hábitos diários.
Nesse caso, surgem os seguintes sinais de canal contaminado:
- Dificuldade na hora de abrir a boca ou mastigar;
- Dor de dente;
- Inchaço nos gânglios do pescoço;
- Drenagem de pus;
- Vermelhidão na área atingida;
- Sensibilidade na região afetada;
- Dente escurecido.
Como funciona quanto custa um tratamento de canal
O tratamento de canal é um procedimento amplamente realizado no consultório odontológico, em que o dentista faz a limpeza do dente contaminado por uma cárie que atingiu até a raiz. Nesse caso, recomenda-se um profissional que seja especializado em quanto custa um tratamento de canal, pois um procedimento mal realizado pode resultar em uma nova contaminação e causar dor de dente na região.
No dia da operação de endodontia, primeiro o dentista abre um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para que possa chegar até a raiz do dente. Após essa etapa, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para chegar ao interior do dente contaminado e retirar a polpa infeccionada. Com isso, o profissional consegue fazer a descontaminação e a higienização da região.
Com o objetivo de finalizar o procedimento, o profissional insere um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio, no canal aberto. Já para fechar o buraco no dente, ele utiliza uma coroa fechada que é normalmente fechada com resina composta ou porcelana para os dentes da frente e ligas de prata ou ouro para os dentes de trás. Dessa forma, o paciente recupera a qualidade ideal da saúde bucal, além de ter uma estética agradável do sorriso. Por isso, para quem precisa, vale a pena fazer o procedimento.