Entenda como funciona o prótese protocolo
Perder os dentes é algo que não afeta somente a estética como também as funções da fala, mastigação e respiração, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Por isso, atualmente os consultórios odontológicos possuem diversas opções para quem deseja conquistar o sorriso completo de volta e uma delas é a prótese protocolo.
A prótese fixa sobre implante, também chamada de protocolo, surgiu para que os usuários de prótese parcialmente fixa ou removível (dentadura) pudessem ter mais comodidade e conforto. Ao contrário das conhecidas dentaduras, a prótese protocolo é fixado na arcada dentária por meio do implante. Vale destacar que esse procedimento pode ser realizado tanto na arcada superior quanto na inferior.
Benefícios do prótese protocolo
A prótese protocolo apresenta diversos benefícios ao paciente, já que recupera o sorriso completo. Nesse sentido, vale a pena destacar quais são os maiores benefícios após esse procedimento:
- Aspecto natural;
- Não se movimenta durante a mastigação ou fala;
- Não causa dor ou irritação;
- Promove maior conforto;
- Possibilita a melhora da autoestima.
Como funciona a prótese protocolo
A prótese protocolo é ideal para quem perdeu grande parte dos dentes e utiliza a dentadura. Para não precisar utilizá-la para sempre, o dentista costuma recomendar esse procedimento que traz maior comodidade e conforto ao paciente. Nesse sentido, recomenda-se que o processo de inserção do implante seja realizado por implanto-dentistas, pois é uma cirurgia complexa que exige bastante cuidado e dura de uma hora a uma hora e meia.
O profissional inicialmente insere implante de raízes artificiais feitas com titânio e, depois do procedimento, insere a prótese protocolo em outra consulta. Em situações de colocação de apenas uma prótese, primeiro o profissional realiza a preparação da prótese e confecciona um dente provisório. Depois disso, ele fabrica a moldagem no gesso para trabalhar a prótese. Em seguida, o dentista faz a prova da prótese fixa e, para finalizar, a cimentação dela.
De acordo com o tempo de cada profissional e a especificidade do caso, todo esse processo pode levar de duas a quatro sessões. No entanto, se o paciente precisar de uma quantidade maior de próteses, talvez a operação leve um pouco mais de tempo. Vale destacar que, depois de inserir o implante e a prótese protocolo, o paciente deve seguir os cuidados pós-operatórios recomendados pelo cirurgião e visitá-lo periodicamente para que ele possa averiguar a recuperação.
Entenda a prótese protocolo carga imediata
A prótese protocolo carga imediata se revela como uma ótima opção para quem deseja ter um sorriso completo rapidamente. Nesse procedimento, o paciente coloca o implante dentário e a prótese no mesmo dia, garantindo assim um resultado satisfatório de uma forma bem mais rápido, já que, geralmente, é necessário esperar um tempo de 3 a 6 meses após o implante para, enfim, colocar a prótese protocolo.
Por outro lado, não são todos os casos que permitem a inserção da prótese protocolo carga imediata. Afinal, especialistas apontam que a possibilidade de realizar esse procedimento depende muito do volume ósseo do paciente.