Dicas sobre prótese dentaria fixa
Os dentes não só fazem parte da estética como também têm ligação com funções fundamentais para o organismo humano. Por isso, quando acontece a perda de um ou mais dentes, a respiração, a mastigação e inclusive a fala se tornam comprometidas. Nessa situação, torna-se essencial buscar uma ajuda odontológica para solucionar o problema e ter novamente um sorriso completo. Por isso, a inserção da prótese dentaria fixa é um dos procedimentos mais realizados no consultório.
A prótese dentaria fixa, também conhecida como ponte ou coroa, é recomendada para o paciente que perdeu um dente - ou poucos deles -, mas os outros dentes ao redor ainda continuam saudáveis. A vantagem da prótese dentaria fixa é ser bastante semelhante a um dente natural.
Motivos para colocar a prótese dentaria fixa sobre implante
Antes de mais nada, vale lembrar que apenas um profissional altamente qualificado pode avaliar e explicar ao paciente se ele deve ou não fazer uso da prótese dentaria fixa sobre implante. Por outro lado, os casos mais comuns de necessidade dessa prótese costumam surgir nos consultórios odontológicos surgem devido aos seguintes fatores:
- Perdas dentárias;
- Endodontia (tratamento de canal);
- Fraturas dentárias;
- Cáries graves;
- Quebras dentárias.
Como é feita a inserção da prótese dentaria fixa
Para que possa ser feita a inserção da prótese dentaria fixa, o dentista primeiro precisa colocar o implante, que serve para dar suporte à prótese. Com a utilização de uma broca, ele abre um buraco na gengiva e coloca o implante, caracterizado como um parafuso feito de titânio. Com isso, ele finaliza a inserção do implante e, em outra consulta, coloca a prótese dentaria fixa.
Em casos de colocação de somente uma prótese, o profissional realiza a preparação da prótese e confecciona um dente provisório. Depois disso, ele faz a moldagem no gesso para trabalhar a prótese. Logo em seguida, o dentista faz a prova da prótese fixa e, para finalizar, a cimentação dela. De acordo com o tempo de cada profissional e a especificidade do caso, todo esse processo pode levar de duas a quatro sessões. Por outro lado, se o paciente necessitar de uma quantidade ainda maior de próteses, talvez a operação leve um pouco mais de tempo.
Outros tipos de prótese dentária
Além da prótese dentaria fixa, é possível selecionar a prótese removível. Também conhecida como dentadura, essa prótese é recomendada para as pessoas que não possuem grande parte dos dentes. O benefício desse tipo é a praticidade ao colocar e tirar a prótese.
Existe também a prótese parcialmente removível, em que são utilizados grampos para que a prótese fique firme na boca, cuja retirada é possível apenas no consultório odontológico. O maior benefício dessa prótese é que não se torna necessário desgastar os dentes próximos para encaixá-la.
Além disso, existe a prótese flexível. Essa modalidade apresenta uma superioridade por ser feita em resina flexível e não ter a necessidade da utilização de grampos. Aliás, esse tipo de prótese flexível ainda possui uma estética bastante natural para o paciente.