Plano de odontologia, mais qualidade em seu tratamento bucal
Atualmente, a grande maioria do plano de odontologia mais comuns cobrem uma série de procedimentos. As coberturas vão desde simples tratamentos de cáries, até cirurgias de pequeno porte. Porém, essas coberturas variam de plano para outro, por isso, é importante verificar quais são os procedimentos cobertos pelo plano de odontologia no momento da contratação.
Quais são os procedimentos cobertos pelo plano de odontologia?
Plano de odontologia, ajuda os clientes associados em problemas de emergências odontológicas, fazendo com que as consultas ou o tratamento completo fiquem muito mais baratos, do que sessões cobradas individualmente. Segundo a ANS, (Agência Nacional de Saúde Suplementar) define como obrigatório que empresas de plano de odontologia ofereçam atendimentos a procedimentos padrão, sendo alguns deles:
- consultas, inclusive as emergenciais;
- limpezas;
- tratamentos de canal;
- tratamentos de gengiva;
- radiografias;
- cirurgias de extração e reparações dentárias.
Com um plano de odontologia o consumidor poderá investir cada vez mais nas idas ao dentista. Assim evita o surgimento de cáries, mau hálito, gengivite, aftas e periodontite, entre tantas outras doenças que atingem a boca. Afinal, os dentistas não cuidam apenas da estética dental. Além de deixarem o sorriso bonito e harmônico, esses profissionais identificam e tratam diversas doenças que podem ou não ter origem na boca.
Como funciona o plano de odontologia?
Existem muitas regras que devem ser seguidas para o funcionamento do plano de odontologia ser mais seguro e prático para os clientes associados, tais como: ter sempre a carteirinha do convênio em mãos nos dias de consultas, munido também com um documento de identificação com foto, como rg e cnh, assim não há o perigo de utilizarem seu plano de saúde sem o seu devido consentimento. Terminada a consulta com um dentista da rede credenciada, sua única despesa será a mensalidade do plano. Você só será cobrado se fizer um serviço que não faz parte da cobertura, ou seja, que não esteja no contrato do plano de odontologia. Porém, nesse caso, o dentista precisa avisar antes.
Existem planos odontológicos, que possuem carências para certos serviços, ou seja, você deve esperar durante um tempo ate poder utilizar o serviço, geralmente é de 24 horas para consultas e emergências, porem varia de plano para plano, por isso sempre verifique sempre a apólice do plano de odontologia contratado.
Para verificar quais são as redes credenciadas, muitas empresas de planos odontológicos possuem site oficial, informando as redes credenciadas e centrais de atendimentos, onde além de conhecer a clínica odontológica mais próxima a sua residência, e em muitos casos também, essas centrais de atendimentos marcam consultas e exames via telefone.
Uma das dúvidas mais frequentes dos clientes associados, é que se há alguma forma de utilizar redes não credenciadas ao plano de odontologia, isso tudo depende do contrato de seu convênio odontológico. Há contratos que preveem o reembolso para consultas feitas por dentistas de fora da rede credenciada. Com isso o cliente só precisa solicitar o reembolso mediante apresentação da nota fiscal do serviço prestado. Porém fique atento ao valor do reembolso definido no contrato, pois nem sempre cobrirá todo o seu gasto. Em casos assim avalie se é mais indicado ir ao dentista que você já conhece ou testar um novo, que esteja na rede credenciada.