O que é a ortodontia lingual?
Esse procedimento na ortodontia não chega a ser uma novidade nos consultórios dentários, mas é uma ótima opção para aqueles pacientes que desejam alinhar o sorriso sem comprometer a sua estética ao longo do tratamento. A ortodontia lingual é o único aparelho invisível que não compromete a estética do sorriso. Em muitos casos, esse tipo de aparelho leva o mesmo tempo de tratamento do tradicional, chegando a ser mais rápido em alguns casos devido a sua biomecânica.
Benefícios da ortodontia lingual
Para pacientes com problemas no desenvolvimento correto da arcada dentária, que pode ocasionar problemas na estética, na fala, mordida, entre outros. O principal benefício do aparelho de ortodontia lingual, é a descrição, pois em muitos casos o paciente não quer que percebam que ele está em um tratamento dental.
Mas, existem vários benefícios em relação ao uso do aparelho lingual, tais como:
- O aparelho de ortodontia lingual evita machucados na boca durante a prática de esportes, já que os bráquetes não ficam em contato com os lábios;
- O uso pode ser feito, tanto em uma única arcada, seja ela inferior ou superior ou nas duas ao mesmo tempo;
- É mais fácil perceber a evolução do tratamento de alinhamento dos dentes, pois eles não ficam encobertos pelos bráquetes, além de outros procedimentos estéticos, tais com clareamentos e restauração podendo ser realizados durante o uso da técnica de ortodontia lingual;
- Ele é imperceptível e não projeta os lábios para frente. O alinhamento dos dentes melhora a autoestima e o método lingual dispensa olhares de curiosos, afinal todo o procedimento é escondido pela dentição.
Para quais pacientes o aparelho de ortodontia lingual é recomendado?
O aparelho de ortodontia Lingual é mais requisitado por adultos, mas nada impede que adolescentes acima de 13 anos também usem este modelo, desde que tenham todos os dentes permanentes presentes na arcada dentária. Mesmo com a enorme eficácia do aparelho lingual, o tradicional ainda é mais eficiente e o tempo de tratamento é menor, porém a vantagem estética oferecida pelo aparelho lingual compensa.
O maior diferencial entre o aparelho tradicional e o de ortodontia lingual, é o valor investido. Na verdade, o interesse pela técnica vem sendo encarada com mais cautela pelos profissionais da odontologia, já que as dificuldades técnicas tanto na montagem do aparelho quanto na sua ativação exigem um treinamento específico do profissional e a correta seleção do caso. O aparelho, é indolor, porém requer alguns dias de adaptação do paciente, que varia entre 4 a 6 dias e dependendo do modelo escolhido, as bráquetes são muito pequenas, que nem chegam a prejudicar a fala ou incomodar a língua do cliente.
O material que é confeccionado o bráquete lingual é o mesmo do aparelho convencional (liga metálica). A diferença entre ambos fica na montagem e na customização do aparelho. O alinhamento correto dos dentes é essencial para a saúde bucal, e sua importância vai além das questões estéticas impostas pela sociedade, passando também pelas questões funcionais, como proporcionar uma boa mastigação e fonética. O mercado oferece as opções, escolha a sua, procure um profissional qualificado e faça logo o seu tratamento adequado.