Obturação de dente, qual a necessidade deste tratamento?
A obturação de dente é um procedimento odontológico que visa reconstruir o dente cariado ou que sofreu perda significativa de alguma estrutura, como um nervo, por exemplo. Durante o tratamento dentário, o dentista responsável pelo tratamento é forçado a retirar parte deste dente afetado para recuperá-lo de forma que ele venha a se manter funcional para o paciente e com uma estética agradável. O intuito é cobrir a área tratada para livrar a região de bactérias e infecções que possam piorar o quadro clinico do paciente e levá-lo à perda do dente novamente ou complicações ainda mais sérias.
Quando é necessário realizar uma obturação de dente?
Um dentista realiza vários procedimentos para verificar se o paciente possui cárie e se é realmente necessária de uma obturação dentaria para este caso, porem a carie dentaria não é a única razão para se conduzir uma obturação, existem outras causas associadas também, tais como:
- Dentes partidos ou rachados
- Dentes desgastados
- Bruxismo (ranger dos dentes)
- Utilização dos dentes para abrir coisas
Para o diagnóstico de cárie, ele realiza vários exames de observação, ou seja, o dentista utiliza um objeto de metal com uma ponta afiada para explorar o local, onde ele suspeita que haja uma carie. Quando o esmalte dos dentes está em boas condições, ele consegue resistir aos testes efetuados pelo objeto de metal. No entanto, quando o esmalte se encontra deteriorado, a pressão do objeto metálico pode causar dor ou sensibilidade dentária, informando que precisará efetuar uma obturação de dente naquele paciente.
Qual o passo a passo de uma cirurgia de obturação de dente?
Uma obturação dentária envolve várias etapas preparatórias, tais como, anestesiar o local da boca que será tratada, isso alivia a dor dos pacientes, a grande maioria dos dentistas optam por anestesias locais, com o intuito de conseguir trabalhar mais tranquilamente durante a cirurgia. Após a aplicação da anestesia, o cirurgião dentista remove os tecidos cariados com o auxílio de uma broca dentária especial, um jato abrasivo ou até mesmo um laser. O instrumento utilizado depende do local onde se encontra o dente afetado e da gravidade da intervenção.
Após a eliminação de todos os tecidos afetados da região bucal do paciente, o dentista limpa todos os resíduos que possam estar no interior do dente afetado. Ao fazer isso, ele estará a moldar o espaço do dente e a prepará-lo para colocar o material de obturação na cavidade.
O material utilizado como obturação é escolhido pelo paciente, no entanto, se a cárie estiver muito profunda, o dentista poderá colocar um fundo protetor a fim de proteger o nervo do dente. Alguns dos materiais utilizados libertam flúor para proteger o esmalte dos dentes das cáries dentárias, precavendo a região de caries futuras afetarem o local.
Depois do material de obturação ter sido colocado, é necessário lavar e polir o dente afetado para que ele tenha um aspecto novo e brilhante. Este é o último passo que é realizado numa obturação dentária.
Após a cirurgia, são necessários alguns cuidados, como mastigar os alimentos cuidadosamente durante um tempo, não comer alimentos muito quentes ou muito frios e ir em todas as consultas medicas marcadas pelo dentista, pois, ele dará dicas de como fazer a higienização e de como lidar com a obturação de dente.