Mau hálito em bebe, como cuidar da saúde bucal de seu filho?
Embora o mau hálito seja mais comum em adultos devido à má higiene bucal, também pode acontecer de haver mau hálito em bebe, sendo provocado por vários problemas que vão desde a alimentação até boca seca ou infecções respiratórias, por exemplo. Porém é importante saber diferenciar a halitose infantil do mau hálito matinal.
Principais causas para o mau hálito em bebe
O mau hálito em bebe, especialmente de manhã, é diferente da halitose infantil e costuma estar relacionada com os efeitos da comida na boca das crianças. Neste caso, para resolver o problema, basta escovar bem os dentes de manhã, porem as principais causas para o mau hálito em bebe são:
- Boca seca;
- Má higiene bucal;
- Usar pasta de dentes inadequadas para a idade;
- Comer alimentos com cheiro forte;
- Infecções respiratórias e da garganta.
Os bebes ao dormirem tem a tendência de deixar a boca entreaberta, e com isso sua boca seca com a passada de ar frequente. Desta forma as gotas de leite e restos de alimentos acumulados na boca, eles contem açúcar onde com a boca seca, pode-se formar finas camadas que grudam na gengiva, onde aumenta o desenvolvimento de bactérias, que podem provocar feridas na boca e mau hálito em bebe.
A má higiene bucal, mesmo nos bebes que não contem dentes ainda, a boca pode servir como um local que contem bactérias nocivas à saúde do bebe, elas podem ficar acumuladas na língua, bochechas e gengivas. As infecções respiratórias e da garganta, como sinusite ou amigdalite, embora sejam uma causa mais rara também, podem provocar o desenvolvimento de mau hálito que surge geralmente associado a outros sintomas como coriza, tosse ou febre.
Às vezes, mesmo fazendo a limpeza regular da região bucal do bebe, a pasta de dente pode não ser adequadas para a idade da criança, elas não podem contém nenhum elemento químico, no entanto, algumas podem conter em sua composição Lauril Sulfato de Sódio, essa substância é utilizada para criar espuma, onde pode causar secura na boca da criança surgindo pequenas feridas. Assim, estes tipos de pastas podem muitas vezes facilitar o desenvolvimento de bactérias e, consequentemente, o mau hálito em bebe.
O mau hálito em bebe pode surgir quando começa a introdução de alimentos pastosos e sólidos, especialmente quando utiliza- se alimentos com cheiros fortes, como por exemplo, cebola e alho, esses alimentos odoríficos, fazem tanto que em bebes quanto adultos, haja uma alteração no hálito, o tornando desagradável, caso não haja uma boa higienização após o consumo do alimento.
Como tratar o mau hálito em bebe?
Na maioria dos casos, uma boa higiene oral resolve. Tente escovar os dentes do seu filho ao menos duas vezes por dia e antes de dormir, por, no mínimo, um minuto de cada vez. Não esqueça de escovar a língua com cuidado, e utilize só um pouquinho de pasta de dente. Visitas periódicas ao dentista também são essenciais para garantir que os dentes estejam limpos e saudáveis. Se os dentes do seu filho estiveram em boas condições e ainda assim houver um problema de mau hálito, então será o caso de levar mesmo ao pediatra para uma investigação médica.