Limpeza dentária benefícios à sua saúde bucal
A profilaxia é uma limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. Ela se difere da limpeza diária porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos. Além disso, o profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada e, por isso, tão procurada por quem quer manter a boca saudável e limpa.
Embora muitas pessoas cuidem corretamente da saúde bucal, fazendo uso de cremes dentais, escovas corretas, enxaguantes bucais e fio dental, isso nem sempre é capaz de garantir uma higiene 100%. Embora sejam importantes para manter a qualidade da saúde de nossa cavidade oral, os aparatos citados precisam de uma força extra, provenientes dos dentistas e seus equipamentos.
Como é feito a limpeza dentária
O objetivo da limpeza dentária é manter a boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries. Um segundo objetivo da limpeza feita por um dentista é justamente o acompanhamento profissional. Suspeitas de cáries ou próteses mal adaptadas, por exemplo, seriam prontamente resolvidas.
Segue alguns procedimentos essenciais para a limpeza dentária, como:
- Tartarectomia: é sempre a primeira etapa da profilaxia, uma vez que não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, o profissional usará um aparelho chamado ultrassom ou instrumentais curetas para fazer a raspagem e remoção destes tártaros;
- Jateamento: quando necessária, é feito logo após a tartarectomia, assim, a profilaxia poderá ser fortificada com o uso de um jato, que tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro e de polimento e proteção do dente;
- Escovação completa: caso o profissional ainda ache necessário, uma escovação completa será feita com uma escova parecida com escovas elétricas, só que profissionais, mais a utilização de uma pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental;
- Flúor: a aplicação de flúor é o último procedimento. Tem como função manter o frescor da boca e devolver minerais, além de fortificar os dentes.
Cuidados após a limpeza dentária
A limpeza dentária é feita com raspagem, alisamento e polimento dos dentes. Esse procedimento pode ser feito manualmente com instrumentos adequados, mas também pode ser feito utilizando aparelho de ultrassom, jato de bicarbonato ou escovas e borrachas de polimento. O procedimento visa remover manchas, placa bacteriana e tártaro. Com esse cuidado é possível prevenir doenças das gengivas e melhorar a aparência dos dentes, deixando-os limpos e brilhantes.
Quando as superfícies dos dentes estão polidas é mais difícil o acúmulo de placa, e por consequência a formação de tártaro. O tártaro e a placa bacteriana são responsáveis por doenças como gengivite, cárie e pelo mau hálito. A limpeza é uma oportunidade de o dentista mostrar ao paciente as áreas onde a higiene está deficiente e ensinar como usar a escova e o fio dental corretamente. Quanto mais antigo for o tártaro, mais duro e aderido ao dente ele se torna, o que dificulta a remoção. Dependendo da quantidade, podem ser necessárias várias sessões para remover totalmente o tártaro.
Em casos em que o tecido gengival está muito sensível e inflamado, pode ser administrada a anestesia. Quando a quantidade de tártaro é muito grande, a dentina que estava recoberta pelo tártaro pode ficar sensível logo após a realização da limpeza. Esse desconforto é rapidamente contornado com aplicação de flúor e uso de creme dental dessensibilizante.