Infecção dentária e seus fatores prejudiciais à saúde bucal
A infecção dentária é uma infecção causada por uma bactéria que afeta o dente ou a gengiva e se caracteriza pelo acúmulo de pus, que forma uma espécie de cisto ou bolha de coloração esbranquiçada. Ele pode acometer a ponta da raiz dentária, sendo então chamado de abscesso periapical, ou então a região da gengiva ao redor do dente, recebendo o nome de abscesso periodontal. Quando a infecção atinge apenas a gengiva (abscesso gengival), o problema é resolvido mais facilmente. Porém, os outros dois tipos de abscesso podem atingir o tecido ósseo, necessitando assim de um tratamento mais intenso ou agressivo.
As formas de prevenção desse problema consistem basicamente em ter bons hábitos em relação à saúde bucal: escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental, evitar o excesso de alimentos açucarados e manter visitas periódicas ao dentista. Além disso, saber o que é infecção dentária e conhecer seus primeiros sintomas é fundamental para que você possa procurar atendimento odontológico antes que ele cause complicações ainda mais graves.
Principais sintomas da infecção dentária
A principal causa desse problema são as cáries que não receberam o tratamento correto, pois elas podem atingir a polpa dentária e abrir caminho para que as bactérias formem uma infecção na raiz. Para evitar que a infecção dentária se torne um problema ainda maior, é preciso conhecer seus sintomas e não demorar em buscar atendimento odontológico. Segue os principais sintomas da infecção dentária:
- Dor de dente: no início, a dor atinge apenas o dente e a região ao seu redor, mas ela vai se tornando mais intensa conforme aumenta o acúmulo de pus e pode atingir também a mandíbula, as bochechas e os ouvidos;
- Sensibilidade: o abscesso causa desconforto quando a pessoa morde um alimento e quando o dente entra em contato com bebidas ou alimentos muito quentes ou muito frios;
- Mau hálito e gosto amargo na boca: aparecem devido à secreção purulenta oriunda da infecção;
- Inchaço e vermelhidão na gengiva: a infecção se manifesta também com alterações na gengiva, dando sinais de que há algum problema nessa região.
Tratamentos para a infecção dentária
O tratamento da infeção dentária é efetuado de acordo com as causas subjacentes, o seu estado ou evolução e das áreas afetadas. Numa primeira abordagem, e para ajudar a eliminar a infeção, o abcesso poderá ter de ser drenado. A drenagem de abcesso dentário pode ser efetuada de duas formas: através dos tecidos moles (normalmente gengiva) e através do próprio dente. Para efetuar este procedimento, o médico dentista irá fazer uma pequena incisão ou corte nos tecidos moles da área do abcesso, sob anestesia e com o auxílio de um bisturi, retirar ou deixar drenar o pus e limpar a área com uma solução antisséptica.
Este procedimento, normalmente, permite um alívio imediato dos sintomas. Quanto à segunda hipótese, a realização de drenagem pode ser efetuada através do dente por um procedimento conhecido como “abertura” do dente, ou seja, o médico dentista irá broquear o dente usando para o efeito uma broca, com o intuito de expor a sua polpa dentária e canais radiculares, para que desse modo o pus contido dentro do dente possa drenar para o exterior.