Inchaço na gengiva, como resolver este problema bucal?
As gengivas são uma parte importante da saúde bucal, ela é constituída de um tecido fibroso, grosso e de vários vasos sanguíneos, as gengivas são uma pele que recobrem as mandíbulas, protegendo-as de traumas. O inchaço na gengiva, geralmente origina-se na parte em que o dente e a gengiva se encontram. O inchaço na gengiva, dependendo do tamanho, pode encobrir pedaços dos dentes, ela tem uma aparência bem avermelhada, diferente do tom rosado que elas possuem quando estão saudáveis.
Principais causas de inchaço na gengiva
Gengiva inchada, também conhecida popularmente como edema gengival, pode ficar dolorida e sensível, elas sangram mais facilmente no escovar dos dentes, ao usar o fio dental. Quando a gengiva inchar, é necessário comparecer a uma consulta de um dentista de confiança, as principais causas são:
- Gengivite;
- Má higiene bucal;
- Tabagismo;
- Escorbuto;
- Reação alérgica a algum enxaguante bucal ou pasta de dente.
A gengivite é uma inflamação na gengiva, devido a presença de muita placa bacteriana nos dentes, ela é detectada através da vermelhidão e inchaço na gengiva e por vezes acompanhada de sangramentos. Na grande maioria dos casos de gengivite a principal causa é a má higienização da arcada dentaria, o tratamento pode variar de caso em caso, entre limpeza dos dentes, aumento de escovações no dia a dia e uso do fio dental e reposição de vitaminas.
O tabagismo, além de causar problemas para o corpo todo, faz com que pessoas fumantes estejam mais propensas a inflamações e sangramentos na região bucal. O tabagismo interfere no sistema imunológico, onde prejudica o combate do sistema contra as infecções causadas muitas vezes pelas bactérias acumuladas nas gengivas devido a má higienização, causando uma gengiva inchada e dolorida.
Escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina c no organismo, seus sintomas são o sangramento e inflamação gengival, caso não tratado corretamente pode ocasionar a perda dos dentes, e penas hemorragias, causando anemia no paciente, uma boa higienização junto com uma dieta contendo muita vitamina c, encontrada em frutas cítricas, melhora a saúde do paciente.
Quando procurar um dentista?
Quando houver qualquer sinal de alteração em sua região bucal, deve- se procurar imediatamente um dentista de confiança, em casos que haja uma predisposição genética na família, uma infecção considerada simples, se não tratada rapidamente, pode se tornar grave, fazendo com que as bactérias invadam sua corrente sanguínea e afetem outras partes do corpo, durante, até influenciem o bom andamento de uma gravidez, levando a complicações se não for devidamente tratada.
Primeiramente na consulta deve ser explicado todos os sintomas que o paciente esteja tendo, após isso os exames físicos, tais como: palpação dos gânglios da região do pescoço, exploração dos dentes de gengivas a partir de radiografias, inspeções de tecidos bucais e etc. como a principal causa de gengiva inchada é a falta de higiene, o dentista recomendará os melhores métodos de escovação para seu caso, seguida de uma limpeza profissional, como, raspagem, alisamento, polimento e etc.
Nos casos mais graves de inchaço na gengiva, são receitados enxaguantes bucais específicos ou até mesmo cirurgias. Por isso deve-se estar de olho em qualquer mudança bucal.