Implante dentário dói e fatores ideais para à saúde bucal
A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com anestesia local, e o paciente não sente dor. No dia seguinte, o paciente está liberado para voltar para sua rotina normalmente. Por isso, se você ainda tiver medo de fazer um implante dentário passo a passo, pode ficar tranquilo. Para efeito de comparação, uma restauração de um dente cariado é bem mais demorada e muito mais dolorida, se a cárie for profunda, do que a cirurgia de implantação dentária.
A cirurgia para colocar implante dentário dói não é um processo complicado. Com as atuais técnicas, mais desenvolvidas, tornou-se um procedimento comum, sem imprevistos, podendo durar apenas vinte minutos nos casos mais simples. Na verdade, hoje, o procedimento é muito tecnológico e a dor inexistente, já que a maior novidade não está no implante dentário passo a passo em si, mas nos exames realizados antes do procedimento, e na maneira como este será executado.
Contraindicações após o implante dentário dói
Alguns desconfortos podem ocorrer, é claro, caso o implante esteja inflamado. Nesse período pós-operatório, é ideal que sejam consumidos alimentos pastosos e frios. A região bucal também deve ser higienizada sempre que possível, eliminando bactérias e prevenindo possíveis contaminações. Segue algumas contraindicações quanto ao implante dentário dói:
- Deve-se dormir recostado no primeiro dia pós-cirurgia;
- Deve-se colocar gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas;
- Não mastigue com lado que foi realizado o procedimento, principalmente durante o primeiro mês;
- Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante todo o processo de cicatrização;
- Não coma nada duro, crocante, quente ou ácido durante a primeira semana;
- Não beba nada quente, com gás ou muito ácido nos primeiros 7 dias.
Cuidados principais com o implante dentário dói
O procedimento do implante dentário dói consiste em uma pequena incisão (corte) na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo. O dentista precisa ter bom acesso à região para instalar o implante corretamente. Em seguida se utilizam pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo implantodontista.
O implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção (cicatrizador) e somente depois, realiza-se uma sutura da região.. No tratamento clássico com implante dentário dói, ele é fixado cirurgicamente no osso, depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso de três semanas a seis meses, dependendo da situação óssea do paciente e da marca do implante.
O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo chamado de osseointegração, protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares. Em seguida, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso, o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia a dia. Em alguns casos selecionados o implante pode ser inserido sem cortes, por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva (cirurgia guiada). Isso favorece muito a cicatrização da região.