Gengivite tem cura fatores prejudiciais à saúde bucal
A gengivite tem cura, mas se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
Gengivite tem cura e essa doença é causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. É uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes.
Tratamentos necessários para gengivite tem cura
Apesar da gengivite tem cura poder ser bastante dolorosa, principalmente quando já se verifica um sangramento espontâneo, muitas vezes, e principalmente no seu estágio ou estadio inicial, a gengivite não causa dor, mas perante estes sinais ou sintomas o paciente deverá recorrer ao dentista com a maior brevidade possível para despistar ou diagnosticar esta afeção, a fim de evitar a sua progressão e todas as consequências nefastas inerentes. Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, apenas o dentista pode removê-la.
Os principais sinais de gengivite tem cura passam pela alteração da cor da gengiva, que pode ir de pouco a muito mais avermelhada do que o normal ou mesmo até arroxeada, e o sangramento gengival, que se pode verificar ao escovar os dentes e ao usar o fio dentário. O paciente pode, ainda, sentir as gengivas muito sensíveis, tumefactas ou inchadas, e endurecidas, ou até já algo afastadas dos dentes.
Você pode ter a gengivite tem cura da seguinte maneira:
- Ir ao dentista regularmente;
- Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
- Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
- Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
Cuidados principais para gengivite tem cura
A gengivite tem cura e indica que é algo muito comum mas que deve ser vigiado pois é o primeiro sintoma que indica que estamos sofrendo de algum problema, como a acumulação de placa bacteriana, que não pode ser ignorada uma vez que deriva facilmente em doença periodontal. Em caso de acumulação de placa ou tártaro, a cura para gengivite é mais difícil de tratar mas, na maioria dos casos é uma inflamação temporária.
Também pode ocorrer um sangramento espontâneo em casos graves, assim como o aparecimento de gengiva roxa. Esta irritação e inflamação da gengivite tem cura pode ser provocada por uma acumulação de sujeira na boca, quer seja placa bacteriana ou pequenas acumulações de tártaro, mas também pode ser provocada por uma ferida, por irritação após a escovação dos dentes com demasiada força ou por não tolerar bem os componentes da pasta ou do bochecho.