A gengiva machucada e fatores prejudiciais à saúde bucal
A gengiva machucada, de maneira não uniforme em alguns casos, pode ser sinal para várias doenças, ou até mesmo demonstrar uma inflamação da própria gengiva. Oriunda de uma higiene bucal ruim, alimentação pobre em nutrientes essenciais entre outros. São várias as possibilidades que podem gerar uma gengiva machucada, por isso, ficam complexo chegar a um problema em especial.
A gengiva machucada é a fase inicial percursora da doença periodontal, pois, se não tratada, tende a progredir até atingir e destruir o ligamento periodontal e osso alveolar que envolve e sustenta os dentes (tecidos de suporte), podendo nos casos mais avançados levar mesmo à perda dos dentes pela mobilidade acentuada consequente.
Causas principais da gengiva machucada
A gengiva machucada pode se tornar inflamada por outras causas menos comuns como o ferimento por algum alimento, queimaduras por alimentos muitos quentes, atrito de próteses mal adaptadas, cigarro e diminuição do fluxo de saliva. Por isso é recomendado não realizar a automedicação e procurar um médico ou dentista de sua confiança para que sejam concretizados todos os exames, até chegar ao diagnóstico correto, com isso alcançar o tratamento devido e consequentemente a cura para este problema.
O ideal é ir ao médico mal surjam os primeiros sintomas, no entanto, a dor para o problema da gengiva machucada pode ser aliviada adotando as seguintes medidas:
- Evitar comidas picantes, ácidas ou muito salgadas;
- Usar um gel diretamente na gengiva;
- Optar por escovas mais suaves;
- Usar um elixir oral antisséptico, cicatrizante ou anti-inflamatório.
Tratamentos necessários para cuidar da gengiva machucada
Recomenda-se a escovação em movimentos circulares de todos os dentes, começando por um dos lados da arcada superior, pois assim caso haja algum resíduo de alimento, o mesmo será eliminado posteriormente na escovação da arcada inferior. É importante que não seja aplicada força, pois isso também pode machucar ou ferir a gengiva.
Em casos de gengiva inchada, é recomendado que se utilize uma pasta de dente como principal ação a proteção e restauração das gengivas. Também recomenda-se a utilização de fio dental uma vez ao dia (preferencialmente antes de dormir) para remover os restos de alimentos que a escovação não remove. É importante notar que o fio dental não seja utilizado mais do que uma vez ao dia, pois sua excessiva utilização também pode ocasionar inchaço.
Fazer bochecho e gargarejo com água morna ou água com sal. Aqui, preferencialmente recomenda-se a utilização de água com sal, pois o sal é um bactericida natural e amplamente utilizado. Para meio copo de água, adicione uma colher de sopa de sal e misture bem. Faça bochecho e gargarejo por cerca de 30 segundos. A melhor forma de curar rapidamente e naturalmente a gengiva machucada é através da limpeza eficiente da boca e dos dentes.
Mesmo nas situações de gengivite ou periodontite, o problema de inchaço nas gengivas é comumente causado pelos resíduos de alimentos devido à escovação incorreta. O mais adequado para a manutenção e limpeza da boca e dos dentes é a utilização de uma escova de cerdas macias, pois as escovas médias e duras podem ferir a gengiva colaborando ainda mais para o agravamento da gengiva machucada.