Dor nos dentes de trás fatores prejudiciais à saúde bucal
A dor nos dentes de trás ainda é comum e nem sempre ela é causada apenas por um dente estragado. Ela pode ter vários motivos, mas basicamente, ela é uma inflamação da polpa do elemento dentário. Nos dentes, nós temos a parte superficial que é o esmalte, depois temos a dentina e a polpa, conhecida por todos como canal do dente, que é composto por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Dentre as causas da dor nos dentes de trás, destacam-se a cárie, problemas na polpa do dente e na gengiva, sensibilidade a alimentos quentes ou frios, desgaste do esmalte, abscessos, bruxismo, lesão ou infecção dental e restaurações de dentes danificadas.
O diagnóstico da dor nos dentes de trás é feito pelo cirurgião-dentista, que analisará o quadro clínico do paciente e verificará as causas da dor. Diversas técnicas podem ser utilizadas para auxiliar na descoberta da causa das dores como análise visual dos dentes, uso de raio-X e até tomografia para verificar a presença de cáries. A dor nos dentes de trás acabam sendo desconcertantes, porque ele é uma estrutura somática profunda que engloba tecido ósseo, tecido dentário, ligamento rígido e receptores que conduzem a enervação. Assim, qualquer processo inflamatório que comprima esses receptores pode provocar dor sem que haja lesão no dente para justificá-la.
Principais causas para dor nos dentes de trás
As causas comuns da dor nos dentes de trás em adultos e crianças são consequência das doenças mais prevalentes: a cárie dentária e as doenças periodontais, que afetam as estruturas de sustentação do dente. Exemplo delas são a gengivite e a periodontite. Além desses fatores, segue as principais causas para dor nos dentes de trás:
- Má oclusão dentária: problemas de encaixe na articulação das arcadas ou dos dentes;
- Restauração infiltrada: problemas com as obturações;
- Exposição radicular: raiz dos dentes aparente, causando sensibilidade;
- Sinusite: a inflamação do seio maxilar pode refletir nas raízes dos dentes superiores.
Tratamentos necessários para dor nos dentes de trás
Nas hipóteses de cárie ou problemas com a obturação, o tratamento é a restauração do dente. Se houver exposição da raiz, a aplicação de flúor, o recobrimento local ou enxerto de gengiva são as possíveis soluções. Nas situações em que há maior comprometimento da polpa do dente, a única solução é o tratamento endodôntico, ou seja, o de canal. Analgésicos e anti-inflamatórios ajudarão no controle de dor enquanto os procedimentos não forem realizados, mas sempre a partir da recomendação e supervisão de um profissional.
A melhor forma de ficar longe da dor nos dentes de trás é investir na saúde da boca é visitando regularmente o seu dentista, pois é ele quem pode dizer quantas vezes ao ano a consulta será necessária. Outra característica, é caprichar na higiene oral, escovando os dentes pelo menos 3 vezes ao dia com creme dental com flúor e passando o fio dental diariamente. Também há a possibilidade de utilizar antisséptico bucal para fazer bochecho quando indicado pelo seu dentista.