Cuidados ideais para evitar a dor no maxilar perto do ouvido
Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar perto do ouvido, como é o caso da disfunção temporomandibular, problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou dor neuropática, que podem também provocar outros sintomas que podem ajudar a identificar a doença, para que seja feito um diagnóstico e tratamento adequado. Às vezes a dor no maxilar e ouvido é confundida, por ela pode irradiar para outras partes da cabeça, como os olhos e ouvidos. A pessoa acaba indo parar do neurologista e só depois de fazer vários exames e não achar nenhuma relação é que pensa em procurar o dentista.
A dor no maxilar perto do ouvido pode ser em um músculo próximo ou na própria ATM (articulação temporomandibular). As causas mais comuns da disfunção temporomandibular são apertar muito os dentes durante o sono, ter tido alguma pancada na região ou ter o hábito de roer unhas, por exemplo. Esta síndrome é causada por um distúrbio na articulação temporomandibular, que é responsável por unir o maxilar ao crânio, gerando desconforto na região da face e da mandíbula, dor de cabeça persistente, dor de ouvido, estalos ao abrir a boca ou mesmo sensação de vertigem e zumbidos.
Sintomas que provocam dor no maxilar perto do ouvido
Quem sofre com a dor no maxilar perto do ouvido pode apresentar diversos sintomas o que podem dificultar um pouco o diagnóstico. As causas podem ser várias como dor nervo trigêmeo, sinusite, otite, mastoidite, entre outras. Porém, a causa mais comum é o distúrbio na ATM. Os distúrbios nessa articulação podem estar associados à ansiedade ou ao estresse. Eles fazem com que a musculatura esteja sempre tensa, o que pode desencadear espasmos na região.
Mas os principais sinais da dor no maxilar perto do ouvido são:
- Desgaste dos dentes;
- Língua marcada;
- Presença de estalos na região próxima ao ouvido durante a mastigação;
- A mandíbula fica com a movimentação limitada;
- Dor durante o bocejo;
- Mordida cruzada;
- Dor de cabeça e enxaquecas;
- Dor de ouvido.
Tratamentos necessários para dor no maxilar perto do ouvido
Cada caso pode ter um tratamento diferente, sendo uns clínicos e outros cirúrgicos. Se o problema for bruxismo, por exemplo, será clínico e o dentista passará instruções para alguns cuidados. Primeiramente, é preciso encontrar a causa da patologia que pode ser de fundo emocional ou problemas na estrutura dos próprios dentes. Usar um protetor bucal, nestes casos, pode ajudar muito, especialmente se o bruxismo ocorrer à noite. Os dentes da parte de cima ficam separados dos inferiores e evitam o desgaste e a dor que causam.
O uso do aparelho ortodôntico também pode ser uma alternativa para alinhar os dentes e reduzir as consequências da doença. Relaxantes musculares e anti-inflamatórios também podem ser prescritos por um médico caso esta seja a causa da dor no maxilar perto do ouvido. Se a dor for pela tensão muscular provocada por estresse ou ansiedade pode ser necessário o uso de medicamentos psiquiátricos.