Dor no maxilar fatores prejudiciais à saúde bucal
A dor no maxilar é um sintoma que pode desaparecer em alguns dias, mas, se persistir, é preciso procurar um médico a fim de verificar se esse problema é produto de alguma doença. As causas podem ser várias como dor nervo trigêmeo, sinusite, otite, mastoidite, entre outras. Porém, a causa mais comum é o distúrbio na ATM. Os distúrbios nessa articulação podem estar associados à ansiedade ou ao estresse. Eles fazem com que a musculatura esteja sempre tensa, o que pode desencadear espasmos na região.
O bruxismo também é muito comum e pode causar problemas na ATM, levando à dor. A principal causa dessa doença é também o estresse. Quem sofre disso não se dá conta, já que é um fenômeno que acorre durante o sono. A borda da língua pode ficar marcada e os próprios dentes podem apresentar desgaste devido aos movimentos.
Sintomas da dor no maxilar
Quando esse problema é gerado por alterações simples na área, ele costuma desaparecer em poucos dias. Já se for provocado por doenças, a tendência é que permaneça por um tempo maior. Nesse caso, faz-se necessário procurar um médico, como o otorrinolaringologista e cirurgião bucomaxilofacial. Segue alguns sintomas para identificar a dor no maxilar, como:
- Dor no maxilar, podendo se estender pela face, pelo ouvido, pela nuca e pelo pescoço, bem como piorar ao abrir e fechar a boca, seja para falar, alimentar-se ou bocejar;
- Dificuldade para abrir a boca e reproduzir sons normalmente, comprometendo a fala;
- Som de rangido ou estalido ao morder ou fechar a boca, especialmente próximo ao ouvido;
- Identificação de mordida cruzada ou torta, com dificuldade de mastigação de alimentos durante as refeições;
- Desvio permanente ou semipermanente da mandíbula, sem conseguir reposicioná-la naturalmente;
- Inchaço no maxilar, seja em toda a sua estrutura ou em locais pontuais, como somente de um lado;
- Otalgia, que é popularmente conhecida como dor no ouvido;
- Surdez momentânea ou zumbidos;
- Vertigem e perturbações visuais;
- Dor de cabeça frequentemente.
Principais tratamentos para aliviar a dor no maxilar
O tratamento para dor no maxilar varia de acordo com o caso do paciente. Para quadros simples, um analgésicocostuma resolver o problema, aliviando o sintoma. As causas podem ser várias como dor nervo trigêmeo, sinusite, otite, mastoidite, entre outras. Porém, a causa mais comum é o distúrbio na ATM. Os distúrbios nessa articulação podem estar associados à ansiedade ou ao estresse. Eles fazem com que a musculatura esteja sempre tensa, o que pode desencadear espasmos na região. O bruxismo também é muito comum e pode causar problemas na ATM, levando à dor.
A principal causa dessa doença é também o estresse. Quem sofre disso não se dá conta, já que é um fenômeno que acorre durante o sono. A borda da língua pode ficar marcada e os próprios dentes podem apresentar desgaste devido aos movimentos. Relaxantes musculares e anti-inflamatórios também podem ser prescritos por um médico caso esta seja a causa da dor no maxilar. Se a dor for pela tensão muscular provocada por estresse ou ansiedade pode ser necessário o uso de medicamentos psiquiátricos.