Dor de dente insuportável e fatores prejudiciais à saúde bucal
A dor de dente insuportável pode ocorrer apenas ao mastigar, em resposta a diferenças de temperatura (quente, frio), ou mesmo surgir espontaneamente, podendo ser de curta duração ou manter-se constante, sendo que à noite poderá ter tendência a agravar-se. Como vimos a intensidade da dor (se é muita ou pouca dor) também não tem obrigatoriamente que ter qualquer relação direta com a causa subjacente, ou seja, um dente cariado, por exemplo, pode provocar pouca ou muita dor dependendo do estado da cárie, da parte do dente afetado, da sensibilidade de cada indivíduo, etc, não implicando igualmente que uma dor no dente da frente (incisivo), tenha que ser maior ou menor que a dor num dente de trás (molar).
É importante estarmos cientes de que a dor de dente insuportável é um sintoma que ocorre na sequência de algum problema, mais ou menos grave, pelo que a sua resolução definitiva apenas ocorrerá após ser tratada a causa subjacente. Por isto, é inadiável a consulta no dentista logo após os primeiros sintomas mesmo que a dor desapareça após medicação analgésica. Poderá raramente acontecer que a situação não implique tratamento dentário, contudo deverá ser sempre diagnosticada.
Em relação à localização da dor de dente insuportável, dependendo das causas, ela pode localizar-se em qualquer um dos dentes (incisivos, caninos, pré-molares ou molares), sejam no maxilar superior como no inferior, ou ser uma dor mais difusa e afetar uma arcada dentária completa ou todos os dentes, podendo inclusive a dor irradiar para áreas abrangentes, como o ouvido e a cabeça.
Sintomas principais da dor de dente insuportável
Se a dor de dente insuportável dura apenas em momentos, pode não sinalizar um problema sério. Às vezes, é apenas causado por uma pequena área de decadência em um dente. De qualquer forma, assim que possível pense se tem algum acontecimento que pode ter causado essa dor, pois mesmo que passageira, é indicado procurar por um profissional e relatar o que ocorreu. É melhor ter uma confirmação especializada da existência ou não de um problema bucal.
Os sintomas da dor de dente insuportável são:
- Sensibilidade com algo quente ou frio;
- Sangramento de um dente ou gengiva;
- Inchaço ao redor de um dente ou inchaço da mandíbula ou no rosto;
- Lesão ou trauma na área;
- Dor com a mastigação.
Cuidados necessários para evitar a dor de dente insuportável
A principal causa para a dor de dente insuportável é a cárie dentária, sendo esta mais frequente nos dentes molares “dentes de trás”. A cárie dentária tem cura e o tratamento é cirúrgico, implicando a consulta ao dentista de modo a tratar o dente cariado e consequente restauro da cavidade dentária, no caso da estrutura afetada comprometer somente o esmalte e a dentina. Perante uma dor de dente insuportável, o tratamento deve ser efetuado de acordo com a causa subjacente.
Como vimos, os medicamentos permitem aliviar os sintomas mas não são a solução para o problema. Para curar definitivamente a causa associada à dor insuportável no dente é necessário que seja efetuado o diagnóstico e posteriormente uma intervenção para resolver o problema.