Dor de dente após canal, como resolver o problema bucal?
Na grande maioria dos casos de tratamentos de canais são realizados por etapas, isso porque o problema é diretamente com a raiz do dente e isso requer alguns cuidados tanto da parte do profissional, para realizar o procedimento médico, quanto da parte do paciente, com cuidados do pós-operatório, uma vez que caso o paciente não cuide muito bem da região afetada após a cirurgia, pode acontecer de o paciente continuar sentindo dor de dente após canal dentário.
Como é o tratamento de canal dentário?
No tratamento de canal, utiliza-se limas, ou seja, agulhas superfinas que são usadas na descontaminação e limpeza do canal dentário, a lima não trabalha apenas no interior da raiz, mas em alguns casos chega a ultrapassar um pouco, atingindo alguns tecidos que circundam a raiz do dente, fazendo com que haja dor de dente após canal dentário. Em decorrência desse acontecimento, o paciente pode relatar uma dor de dente após canal, principalmente ao mastigar, por este motivo o dente demora a completar seu processo de cicatrização.
Há casos em que é necessária uma segunda cirurgia de canal dentário, tratando o dente endodonticamente, eliminando o nervo do dente, porém o material colocado no lugar do nervo para vedar o espaço pode sofrer contaminação e essa contaminação pode atingir o ápice da raiz. Quando isso acontece, pode formar pus na região do dente afetado, o que propicia o aparecimento de bactérias. E para eliminá-las, só retratando o local afetado, onde o dentista se assegurará que o paciente não ficara com uma dor de dente após canal.
Por que o há uma dor de dente após o canal dentário?
Se a dor persistir mesmo após semanas ou meses do tratamento, é recomendável que o paciente entre em contato com o dentista responsável pela cirurgia de canal dentário para marcar uma nova consulta, onde será possível que o profissional volte a avaliar as condições do dente afetado, para verificar qual o motivo da dor de dente após canal, podendo haver as seguintes possibilidades do retorno do problema como:
- Infiltração e nova contaminação do canal, isso ocorre devido ao atraso para fazer a restauração definitiva;
- O canal feito pode não ter sido descontaminado de maneira adequada pelo dentista, além de uma não localização de canal adicional, pouca irrigação e a curvatura acentuada do canal podem dificultar essa limpeza completa;
- Fratura radicular, pois com a cirurgia de canal dentário, pode deixar o dente mais fraco, propenso a sofrer mais fraturas ou trincas radiculares;
- A dor também pode ocorrer em razão do material de preenchimento, caso ultrapasse o final do canal. Nesses casos, a dor será intermitente e deve passar depois de no máximo uma semana.
É fundamental que durante o tratamento de canal, o cirurgião dentista isole a área de tratamento ao máximo, evitando o contato com a saliva. Isso porque, a saliva contém naturalmente inúmeros tipos de bactérias, logo, é fundamental que não entrem novas bactérias no canal.Portanto, se você passou por um tratamento de canal recentemente e continua a ter dores durante a mastigação, o ideal é fazer uma nova avaliação para saber o que está acontecendo e se há a necessidade de um retratamento dentário.