Dor de dente quais as possíveis causas do problema bucal
Muitos pacientes não levam a sério uma dor de dente, seja ela leve busca um alívio rápido com ajuda de medicamentos, no início o desconforto tende a desaparecer de forma momentânea, mas com o passar do tempo pode voltar mais intensa e de forma persistente, sendo um alerta do corpo para um problema bucal maior. No caso de sentir uma dor de dente o paciente deve procurar um dentista assim que os primeiros sintomas de dor surgirem, uma vez que somente o profissional será capaz de diagnosticar a causa do problema e indicar o melhor tratamento.
Causas comuns da dor de dente
Uma dor de dente trata-se de um indicativo do corpo de que algo não vai bem na saúde bucal. Existem diversas doenças que podem estar ligada a causa do problema, assim como diferentes fatores e regiões da boca, podendo assim o problema ser causado por cáries, problemas periodontais, endodônticos, traumas, má oclusão dentária e entre outros.
Por isso, é fundamental que o paciente busque consultar um dentista para ajudar na avaliação da causa do desconforto, pois somente através de exames e avaliações clínicas como raio x, podem mostrar a origem do problema e como aliviar a dor de dente. As causas mais comuns que originam uma dor de dente são:
- Cárie: É uma das principais causas de uma dor de dente, as dores surgem quando lesões causadas pelas bactérias que se formaram na boca atingem as camadas profundas dos dentes, como a dentina que fica abaixo do esmalte dentário ou na polpa dentária, um tecido mole e sensível que possui nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo;
- Dentes do siso: Os últimos molares, podem ser os responsáveis por uma dor de dente, isso porque, os dentes do siso são os últimos a nascerem, já na fase adulta e na maioria dos casos o paciente não possui espaço suficiente na arcada dentária, o que provocar um desconforto na região durante o processo;
- Abscesso dentário: O abscesso dentário trata-se de uma infecção próxima a raiz do dente, gengiva ou ossos e uma ferida de pus na região afetada. O problema costuma causar a dor de dente, por ser uma infecção com pus, podendo também ocorrer do abscesso vir a estourar e trazer um gosto ruim na boca;
- Bruxismo: O bruxismo é um distúrbio em que o paciente costuma ranger ou apertar os dentes de maneira intensa, a forma com que isso ocorre e o nível de força pode ocasionar uma dor de dente, que pode refletir na cabeça, têmporas, face e ouvido do paciente.
Tratamento indicado para uma dor de dente
Nos casos em que o paciente venha a sentir qualquer nível de dor de dente é importante que ele evite a automedicação, buscando somente o alívio do incomodo, isso porque dependendo do medicamento utilizado pode vir a prejudicar um tratamento futuro. Buscar ajuda de um profissional é fundamental, pois somente é capaz de realizar um diagnóstico preciso, podendo iniciar assim que possível um tratamento adequado.
Uma dor de dente pode variar de intensidade de acordo com a causa e grau de extensão do problema, sendo assim a forma de tratar o problema também muda de acordo com cada caso e problema específico do paciente.