Doença periodontal tem cura e seus fatores prejudiciais à saúde bucal
A doença periodontal tem cura é caracterizada por uma infecção de bactérias que afeta a estrutura e o suporte dos dentes. Ela começa quando uma bactéria está presente na placa bacteriana (a placa é uma película incolor que cobre os dentes, por isso existem muitos produtos no mercado prometendo combater a ‘famosa’ placa bacteriana). Caso não seja removida por meio de escovação e pelo uso diário do fio dental, a placa (biofilme dental) se transforma em tártaro (cálculo dental), que possui uma superfície áspera e retentiva facilitando assim a retenção de mais placa.
As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso. A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada.
Sintomas da doença periodontal tem cura
Após um diagnóstico adequado da doença periodontal, é importante começar imediatamente o tratamento. A gengivite é reversível, por isso, consulte o seu dentista quando apresentar os primeiros sinais ou sintomas para ter uma avaliação adequada e decidir qual o melhor plano de tratamento.
Segue alguns sintomas para identificar a doença periodontal tem cura:
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Sangramento durante a escovação e o uso do fio dental;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Mau hálito persistente;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Dor ao mastigar.
Tratamentos ideais para a doença periodontal tem cura
As doenças de origem periodontais são um dos maiores fatores da perda dos dentes de adultos, onde não se têm o hábito da correta higienização da cavidade oral. O dentista utiliza um dispositivo chamado ultrassom para remover a placa bacteriana, o tártaro (cálculo dental) e restos de alimentos acima e abaixo da margem gengival, ou optar pela raspagem manual, com instrumentos chamados curetas, para tornar as superfícies dos dentes lisas.
Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, ou seja, se você tem periodontite moderada a severa, uma cirurgia periodontal poderá ser realizada por um periodontista a fim de reduzir as bolsas, bem como enxerto ósseo para restaurar o osso perdido. Em caso de diagnóstico de doença periodontal tem cura, seu dentista pode realizar o tratamento ou pode encaminhá-lo para um periodontista, que é um dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais.
O tratamento geralmente depende do grau de progressão da doença e da resposta do seu corpo à terapia. Seu dentista pode recomendar, prescrever e administrar medicações para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização. Numa consulta de acompanhamento, o dentista verifica a cicatrização das gengivas e a diminuição das bolsas periodontais. Quando persistem bolsas maiores do que 2 mm após o tratamento, medidas adicionais podem ser necessárias.