Dentes de porcelana a escolha ideal para um sorriso mais bonito
Os dentes de porcelana têm sido cada vez mais utilizados em tratamentos na ortodontia estética, por ser um método considerado rápido para se conseguir um belo sorriso. Os materiais utilizados para a confecção das peças podem ser de porcelana e a resina composta que conseguem cobrir dentes lascados, manchados ou que apresentem espaços entre si. Mas, é fundamental que o paciente esteja ciente de que a colocação dos dentes de porcelana trata-se de um tratamento irreversível, por isso pensar é necessário ter a total certeza sobre a escolha do método e sua colocação.
O que são os dentes de porcelana?
Os dentes de porcelana trata-se de um de procedimento estético odontológico que utiliza a porcelana para reparar dentes danificados sendo eles quebrados, lascados, manchados, de formato inadequado, cor ou tamanho indesejado, a técnica também é utilizada para corrigir a posição dos dentes na arcada dentária. Os dentes de porcelana são moldados visando acompanhar o contorno dos dentes e o material é colado diretamente ao esmalte natural durante o procedimento realizado pelo dentista.
Esse tipo de intervenção é muita utilizada pela odontologia por ser considerada pelos especialistas menos invasiva do que as coroas dentárias ou aparelhos ortodônticos. Além dos benefícios estéticos, os dentes de porcelana são usados para cobrir pequenos espaços entre os dentes ou corrigir pequenos desalinhamentos dentários.
Procedimento de colocação dos dentes de porcelana
Durante o processo de colocação dos dentes de porcelana são necessárias pelo menos duas consultas para a realização do procedimento. Isso porque existem etapas a serem seguidas, como moldar a arcada dentária do paciente para que os dentes fiquem no formato e posição apropriados, sem causar incomodo, um processo que requer paciência do dentista para que os moldes sejam bem colocados e o resultado faça jus a expectativa do paciente. As etapas do procedimento de colocação dos dentes de porcelana são as seguintes:
- Em alguns casos a anestesia local para a colocação de dentes de porcelana é indicada, porém ela não é sempre necessária, varia de acordo com a sensibilidade do paciente;
- É necessário a realização de uma limpeza nos dentes e determinar o formato correto dele, removendo uma pequena parte do esmalte para ter espaço na colocação da porcelana;
- A moldagem também é feita no dente, onde em seguida é encaminhada ao laboratório que produzirá os dentes de porcelana no tamanho e formato ideal para o paciente;
- Assim que estiverem prontos, os dentes de porcelana são colocados pelo profissional e ajustados conforme o contorno correto. Após a colagem nos dentes, o material é tratado por alguns segundos com luz em toda a superfície e estrutura necessárias;
- Por fim, os dentistas removem o material que esteja em excesso e realizam o polimento das margens dos dentes de porcelana.
Após o tratamento e colocação dos dentes de porcelana é preciso que o paciente passe a praticar alguns cuidados básicos durante a higienização bucal. Assim como os dentes normais, escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente, são hábitos indispensáveis, além de se utilizar um creme dental com flúor e sem abrasivos. É necessário também evitar o consumo de café e demais produtos com corantes, sendo eles naturais ou não, para não correr o risco de manchar a porcelana.
Ao escolher esse método o paciente é alertado de que os dentes de porcelana, podem vir a ter que ser trocados durante a vida, mesmo praticando uma higiene bucal adequada, mas seguindo as dicas do dentista o paciente poderá prolongar a troca desse material por um longo tempo.