Dentes com aparelho e fatores ideais para à saúde bucal
Quem usa o aparelho ortodôntico fixo deve se preocupar em realizar uma higiene bastante criteriosa em toda a extensão da boca. Isso é fundamental, pois os acessórios que compõem o aparelho promovem alterações na composição do universo bucal. O motivo é que a estrutura formada pelos bráquetes (aquelas peças que são coladas em cada dente) e pelo arco ortodôntico (estrutura que liga todos os dentes com aparelho) contém espaços e esses espaços podem oferecer abrigo aos detritos alimentares.
Além disso, nos dentes com o aparelho, os aparelhos fixos que levam a famosa “borrachinha” devem receber atenção especial. Elas podem ser um local de acúmulo de placa bacteriana. Por isso, não descuidar da higiene dos dentes com aparelho é a garantia de que todo o tratamento transcorrerá de forma tranquila, sem surpresas desagradáveis. Quem usa aparelho fixo também deve se preocupar em usar os instrumentos de higiene adequados, como fio dental, escova ortodôntica e escova interdental.
Má higiene nos dentes com aparelho e suas principais causas
Fazer uso do fio dental pode parecer um cuidado complicado para os dentes com aparelho ortodôntico. Mas esse é um item indispensável para a preservação da saúde bucal. Também é fundamental entre os cuidados com os dentes com aparelho. Recomenda-se que a limpeza completa entre os dentes seja feita várias vezes ao dia, sempre após as refeições. Esse item é um dos maiores aliados na preservação da integridade dos dentes com aparelho e no combate de situações como:
- Acúmulo da placa bacteriana;
- Risco de cáries;
- Manchas no esmalte dos dentes;
- Hiperplasia gengival: processo de crescimento e inflamação da gengiva, que se dá, entre outros fatores, pela má higiene.
Tratamento necessário para os dentes com aparelho
A principal forma de correção dos dentes é por meio do deslizamento de pouco impacto entre o bráquete e o fio ortodôntico. Quando existe acúmulo de placa bacteriana ou de tártaro, que é o endurecimento dessa placa, eles funcionam como uma cola que impede a movimentação do dente, retardando o tratamento. Além de uma boa limpeza, falta de cuidados com os alimentos que você ingere também pode prejudicar seu tratamento. Alimentos muito grudentos ou duros demais podem mover ou quebrar o aparelho e com isso, desviar a posição do bráquete e corrigir os dentes de maneira errada. Roer unhas, morder objetos duros, como tampas de canetas são exemplos de maus hábitos que devem ser abolidos da vida de quem usa aparelho.
Esses pequenos vícios provavelmente moverão os bráquetes, mesmo que você não perceba, que passarão a fazer força onde não devia, demorando ainda mais para terminar o tratamento. Se mesmo fazendo tudo certinho, ainda assim soltar um bráquete ou o fio ortodôntico sair do lugar, vá o quanto antes ao dentista para colocar no lugar. O aparelho ortodôntico funciona como uma engrenagem onde cada peça tem sua função, mas o resultado só ocorre quando todas funcionam juntas. Além da disciplina com o aparelho fixo, o paciente também deve ter a mesma disciplina com a contenção, placa móvel utilizada após a retirada do aparelho fixo. Ela é importante para manter o resultado do tratamento.