Dentes amarelos de nascença e a genética
Os primeiros dos dentes dos bebês costumam nascer a partir dos seis meses. É um momento de alegria para os pais e de tensão para os pequenos, pois o seu surgimento provoca dores e sensações desagradáveis com as quais pais e mães devem saber lidar. Uma condição rara, mas que pode acontecer são os dentes amarelados de nascença, que tem na genética sua explicação. Na consulta com o Dentista o profissional irá orientar a família como lidar da melhor forma com esta situação.
A boa notícia é que nestes casos a solução está nos tratamentos odontológicos e estéticos. Dentes amarelos de nascença podem ser cuidadas assim que o dente nasce, tanto com tratamentos preventivos como com restaurações mais conservadoras.
Fatores para dentes amarelos de nascença
A cor dos dentes depende muito dos costumes de cada pessoa, porém, nenhuma pessoa terá exatamente a mesma cor de dente que a outra. O fator genético é o primeiro motivo para que o paciente tenha um sorriso amarelado. Causas genéticas são difíceis de controlar pois doenças congênitas como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom.
- Alterações de hormônios da tireoide também influenciam na coloração do dente;
- Os dentes de leite podem nascer apresentando o esmalte e/ou a dentina mal formados;
- Dentes amarelos de nascença podem ser potencializados por maus hábitos de higiene bucal;
- Os pais também devem cuidar a pasta de dente escolhida para escovar os dentes dos pequenos;
- O excesso de flúor também está entre as explicações para dentes amarelos de nascença;
- O problema, portanto, pode ser característico de determinada família.
Mesmo sendo uma cor que não vai sair com a escova de dente os pais devem manter a escovação dos dentes dos filhos em dia. Abandonar este hábito só vai deixar seus dentes mais amarelados e causar doenças bacterianas e inflamatórias, como a cárie e a gengivite. Dentes amarelos de nascença podem apresentar uma sensação de mau cuidado, mas neste caso não significam um problema de saúde.
Como tratar dentes amarelos de nascença
Normalmente, o amarelecimento dos dentes é muito mais propenso de acontecer nos dentes definitivos, contudo, os dentes de leite também passíveis de amarelecerem ou escurecerem, quer seja por pigmentação superficial quer seja por alterações da própria tonalidade do esmalte, como por exemplo, as consequentes do excesso de flúor.
O clareamento ou branqueamento dentário consiste no recurso a procedimentos e produtos indicados para branquear ou clarear os dentes, podendo o tratamento ser realizado em casa ou no consultório. O procedimento é mais seguro, rápido e eficaz quando realizado numa clínica ou consultório.
O método para solucionar dentes amarelos de nascença funciona com aplicação de um gel concebido para o efeito, à base de peróxido de hidrogênio, ativado por uma luz ultravioleta. Este procedimento resulta num efeito branqueador imediato, ou seja, com resultados imediatos. Podem, no entanto, ser necessárias realizar várias sessões ou consultas até se obter o clareamento desejado.