Dentes amarelados têm tratamento
O surgimento de dentes amarelos amarelados ocorre porque existe uma atuação nefasta de determinados alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos ao longo do tempo. Os pacientes também precisam entender que existe uma pré-disposição genética quanto ao tom do dente, uns apresentam mais claros e outros mais amarelos. Com a tecnologia presente na Odontologia é possível deixá-los mais próximos do sorriso perfeito que as pessoas buscam.
O problema pode manifestar-se inicialmente através de uma única mancha amarela, ou algumas manchas amareladas ou, então, pode verificar-se um escurecimento dos dentes de uma forma mais generalizada. Com o avançar dos anos, os dentes permanentes apresentam também uma propensão natural para escurecer ou para ficar amarelados ou muito amarelos.
Potencializadores de dentes amarelados
Um dos hábitos mais referidos como causa do problema é o consumo de café que deixa, com o passar do tempo, os dentes amarelos ou amarelados, ou vai favorecendo o escurecimento ou pigmentação dos mesmos. Além desta bebida, a ingestão de chá, vinho tinto, determinados refrigerantes e certos alimentos, assim como a ingestão excessiva de flúor e de alguns antibióticos, etc. podem tornar os dentes mais amarelos com o decorrer dos anos. Confira mais causas:
- Tabagismo;
- Dentes submetidos a endodontia;
- Dentes com necrose da polpa;
- Traumatismos;
- Tratamentos ortodônticos.
Normalmente, o amarelecimento dos dentes é muito mais propenso de acontecer nos dentes definitivos, contudo, os dentes de leite também passíveis de registrar dentes amarelados por pigmentação superficial quer seja por alterações da própria tonalidade do esmalte, como por exemplo, no uso excessivo do flúor.
Tratamento de dentes amarelados
A prevenção do escurecimento dos dentes é sempre a melhor solução e preferível à necessidade de os clarear. A prevenção prende-se com a realização de uma correta higiene oral, que passa essencialmente por uma boa escovagem dos dentes, ou seja, com a devida frequência e com a técnica adequada.
Para quem não tratou os dentes amarelados de forma preventiva pode recorrer ao clareamento dental, que consiste no recurso a procedimentos e produtos indicados para branquear ou clarear os dentes, podendo o tratamento ser realizado em casa ou no consultório.
O procedimento de clareamento ou branqueamento dentário é mais seguro, rápido e eficaz quando realizado numa clínica ou consultório com o médico dentista. Atualmente, a utilização de uma moldeira para clareamento é o método “clínico” mais eficaz e seguro para diminuir ou tirar o amarelado ou amarelo dos dentes com êxito, nos casos em que se efetuam os tratamentos em casa.
Tecnologia para reverter dentes amarelados
Com o desenvolvimento da Odontologia surgem cada vez mais opções de procedimentos para tornar o sorriso atraente. Um deles, a lente de contato dental, vem se tornando cada vez mais bem sucedida. Ela consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes.
Há dois tipos: a lente de contato dental com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material dependerá dos objetivos do tratamento. A indicação deste método para enfrentar dentes amarelados é para pequenas correções estéticas de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor que não foram resolvidas por outros tratamentos.