Tratamento e cuidado com dente siso
O dente siso está entre as maiores preocupações das pessoas quando se fala em saúde bucal. Ele tem este nome pois siso em latim significa juízo e o último molar costuma aparecer na arcada dentária entre o final da adolescência e início da vida adulta, algo em torno dos 16 aos 25 anos. O seu aparecimento não significa necessariamente que deverá ser extraído. Assim como algum grupo de pessoas passará a vida toda sem que eles tenham nascido.
Há pessoas, que têm dificuldade no momento em que a região dentária não apresenta o espaço ideal para o dente siso. O resultado são alterações na formação da arcada dentária e inflamações como a pericoronarite, que impactam o tecido da boca. Alguns problemas podem deixar claro que o Siso está querendo nascer:
- Mau hálito;
- Dor de dente;
- Dificuldade para abrir a boca;
- Inchaço na gengiva.
O melhor que o paciente tem a fazer é procurar o quanto antes um dentista e verificar como proceder, pois pode ser preciso extrair o dente siso, principalmente quando falta espaço para a erupção completa. Quando o seu terceiro molar está crescendo de forma saudável e sem atrapalhar os outros dentes na boca, pode não ser necessário realizar nenhum procedimento cirúrgico.
Indicações para extração do dente siso
A maioria das pessoas que não tem espaço para abrigar os sisos na arcada dentária obriga que quando eles nascem forcem um novo espaço, podendo causar movimentação dos outros dentes. Esses dentes tortos, além de serem esteticamente ruins, podem acumular sujeira e bactérias, o que traz diversos problemas.Outro risco em não fazer o tratamento correto é justamente o aparecimento da gengivite. Além disso, o próprio dente do siso mal erupcionado está sob esse risco. Essas bactérias também podem causar cáries, tártaros e problemas ainda mais sérios como a Periodontite.
Como funciona o procedimento de extração do dente siso
A extração se faz de forma rotineira com o dentista. Ele pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer. O procedimento pode ser feito em uma sessão ou em até quatro dependendo da gravidade do caso.
As consultas regulares com o dentista são importantes durante a adolescência e até os 20 anos de idade. Com isso, o dentista poderá usar radiografias para acompanhar o progresso dos seus dentes incluindo o dente siso. Depois dos 30 anos a extração do dente siso pode ser mais dolorida pois as raízes já estarão solidificadas.
Algumas pessoas desenvolvem crescimentos cheios de fluido chamados cistos, que podem causar dano permanente aos ossos, dentes e nervos. Em casos raros, pode haver também o desenvolvimento de tumores. Portanto quando este dente siso der algum sinal de vida o paciente deve procurar o dentista para o tratamento correto, pois as complicações podem ser bastante incomodas e os procedimentos odontológicos atualmente são mais modernos e menos invasivos.