Como é o tratamento de dente quebrado
Os dentes são estruturas fortes localizadas na boca.formados por quatro estruturas principais: polpa, dentina, cemento e esmalte. Cada uma delas tem uma composição estrutural com alta resistência. pesar disso, eles podem quebrar, trincar ou se romper na boca, resultando em dores agudas e risco de infecções. Quando esta situação de dente quebrado se apresenta o paciente deve procurar o dentista para resolvê-la.
Dente quebrado por cárie é a maior causa de fratura dentária conforme os especialistas. Isso geralmente ocorre porque os pacientes não conseguem ver a cárie, o que permite que destrua o dente. Os sintomas se apresentam no estágio mais avançado. A prevenção com consultas frequentes, pelo menos a cada seis meses, ajudariam a evitar dente quebrado por este motivo.
Confira outros motivos para fraturas na região:
- Fraturas de coroa e de raiz;
- Bruxismo;
- Perda de um ou mais elementos dentários;
- Dentes mal posicionados.
Os sinais mais comuns de quando a pessoa está com o dente quebrado são a dor após mastigar um alimento, falha ou rachadura no dente ou inflamação em volta do dente. A rapidez pela busca da solução vai determinar o grau de tratamento, se mais ou menos invasivo.
Tipos de fratura em dente quebrado
As fraturas coronárias acontecem na porção visível dos dentes e, na maioria dos casos, permite que o dente seja reconstruído por meio de restaurações ou prótese dentárias. Traumas nos dentes, como os causados por quedas ou socos, precisam de acompanhamento e restauração.
Além da cárie o dente quebrado também pode ser resultado de restaurações extensas, que a parede do dente fica muito fina e mais propensa à fraturas. Tratamentos de canal anterior que não foram feitos da forma correta também podem resultar em dente quebrado.
Quando dente quebrado tem como explicação uma fratura radicular a mesma não permite a reconstituição do mesmo, sendo necessária a extração do dente e o planejamento da reposição por implante ou próteses dentárias. O motivo é que a raiz do dente foi afetada não sendo possível reparar.
Tratamentos para dente quebrado
O polimento é a mais simples solução quando o dente quebrado acontece e o dano é considerado pequeno. Nela, é realizado desgaste e polimento do dente para criar uma superfície lisa e que não corte ou se friccione contra as outras partes da boca.
Quando a fratura é de tamanho pequeno a médio, pode ser feito o procedimento de restauração, em que a parte fraturada é preenchida com material apropriado. A restauração direta é realizada pelo próprio dentista no momento da consulta. Outra possibilidade é ser moldada uma prótese que o paciente precisa em um laboratório, ou seja, algo mais demorado.
Se a fratura for muito grande, em muitos casos, é indicado a colocação de uma coroa. Em casos mais severos poderá ser indicado a realização do tratamento de canal. O trauma pode danificar a polpa do dente a ponto de necrosar. Ele deve ser feito juntamente com a reconstrução da coroa. Em último caso recomenda-se extração.