Atenção para dente inflamado sintomas
Dente inflamado sintomas é algo que precisa chamar a atenção do paciente para que o problema não se agrave trazendo consequências bastante graves. O primeiro passo é agendar uma consulta com o dentista para que o profissional investigue o problema e aponte como irá resolver a situação.
Os sintomas, salvo exceções, manifestam-se pela existência de dor no dente afetado que pode ser bastante intensa, tornando-se com a sua evolução cada vez mais latejante e de maior duração. A pessoa pode perceber ainda uma sensação de inchaço ou o dente inchado devido à maior pressão, podendo apresentar inchaço no rosto em situações mais avançados de pulpite, como é conhecido tecnicamente o dente inflamado.
Intensidade de dente inflamado sintomas
Existem várias designações para dente inflamado sintomas conforme a gravidade do problema. Todas estão ligadas ao mesmo processo sendo indicadores do estado da pulpite e não propriamente doenças distintas da polpa. Na pulpite aguda, a dor normalmente é contínua, forte e difusa e se agrava quando a pessoa se deita pela maior irrigação do cérebro. Esta condição pode durar de dois dias até duas semanas.
Confira outros estágios de dente inflamado sintomas:
- Na pulpite crônica os processos inflamatórios evoluem de uma forma mais lenta;
- A pulpite reversível é um tipo que se consegue regredir sem deixar sequelas no dente;
- Caso a pulpite não seja tratada haverá uma progressão da mesma instalando-se uma condição irreversível;
- Esta condição pode tornar o dente intolerável com temperaturas extremas.
O dente inflamado sintomas pode ser evitado com a realização de higiene bucal preventiva básica, pois a cárie está entre os fatores desencadeadores do problema. O paciente deve conversar com o dentista sobre como escovar os dentes corretamente e usar o fio dental para evitar que o dente chegue neste ponto.
Tratamento para dente inflamado sintomas
Portanto o tratamento depende da causa e do estadio em que dente inflamado sintomas se encontra. Quando a pulpite é detetada numa fase precoce poderemos estar perante uma pulpite reversível, e sendo assim, o tratamento passa pela remoção da cárie numa restauração temporária com aplicação de produtos específicos sob a mesma e junto à polpa.
Na pulpite irreversível, o tratamento passa pela desvitalização do dente. A endodontia consiste num tratamento médico dentário ou odontológico através do qual se remove todo o tecido orgânico contido na polpa e interior das raízes dos dentes, ou seja, de dentro do canal dentário. Em último caso, a única solução passa pela perda do dente afetado, ou seja, pela sua extração. Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica.
A cirurgia para extrair um dente não dói, uma vez que este ato é efetuado sob anestesia que hoje em dia é bastante eficaz. Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente. O paciente deve conversar com o dentista para obter todas as orientações necessárias que levem a uma recuperação tranquila.