Dente inflamado requer tratamento rápido
A pulpite, como tecnicamente é conhecida a condição de dente inflamado é uma problema que pode causar bastante dor na polpa dentária que é a parte mais interna no dente, onde se localizam os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela vitalidade do dente. Quando o paciente percebe um incômodo precisa investigar o que se trata através do agendamento de uma consulta no dentista.
A dor no dente afetado pode ser bastante intensa, sendo mais frequente na presença de estímulos. Quando a polpa se encontra afetada em um grau mais severo é impossível de ser salva por entrar em degeneração, e a dor persistirá mesmo após a eliminação do estímulo como mastigar algo frio ou quente ou poderá mesmo aparecer naturalmente, ou seja, de forma espontânea.
O diagnóstico do dente inflamado
As pulpites ocorrem quando se verifica uma agressão ao dente, levando a um aumento de volume da polpa que tem como consequência o aumento de fluxo sanguíneo. De entre as causas mais frequentes a cárie dentária destaca-se das demais. Nela ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em sujeito a atuação de bactérias presentes na boca.
Outras causas que podem desenvolver uma situação de dente inflamado passam por eventuais traumatismos. Mais raramente, situações específicas de trauma crônico podem também estar na base do aparecimento de pulpites, tais como: o bruxismo e a mastigação incorreta ou desequilibrada. Confira os tipos de pulpite existentes:
- Pulpite Crônica;
- Pulpite Aguda;
- Pulpite Reversível;
- Pulpite Irreversível.
A última forma é a mais grave de todas implicando um tratamento muito mais invasivo, nomeadamente endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização), comprometendo a vitalidade do dente. Com o agravar da doença, ou seja, numa fase mais avançada, a dor tende a agudizar-se ainda mais a ponto de se tornar intolerável.
Tratamento para dente inflamado
O dente inflamado terá tratamento conforme o estado em que se encontra. Quando a pulpite é detetada numa fase precoce e o tratamento passa pela remoção do fator da cárie que é a principal causa de dente inflamado em que a solução, na maioria das vezes, para a eliminar a dor, passa pela restauração temporária.
Quando a lesão pulpar é de tal forma extensa, não podendo por isso ser revertida, como por exemplo no caso dos estados mais avançados de cárie que atinja já a polpa dentária, verificando-se infecção, a forma de eliminar a dor passa pela remoção da polpa. No caso da mulher grávida o tratamento da pulpite também pode e deve ser realizado, com os devidos cuidados, para o bem-estar da mãe e do feto, uma vez que as infeções dentárias podem afetar a saúde de ambos e em certos casos pode mesmo provocar o parto prematuro.
Dente inflamado pode ser prevenido
O dente inflamado e sua ocorrência pode ser evitado através da higiene bucal preventiva, pois a cárie está entre os principais fatores. Escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental diariamente para eliminar os restos de alimento que a escova não alcança e ter uma dieta balanceada vai ajudar a pessoa a evitar a ocorrência do dente inflamado.