Dente inchado precisa de tratamento
Ter um dente inchado é uma sensação bem desagradável. Esse problema pode atrapalhar a vida do paciente em muitos aspectos. Há inúmeras doenças relacionadas ao rosto inchado ou aumento do volume da face, que tem ligação com o dente inchado. A pessoa quando percebe esta situação deve procurar o consultório odontológico em busca de solução o mais rápido possível.
O dente inchado pode um dos principais fatores relacionados a problemas bucais como abscessos crônicos ou agudos. Sensibilidade, acúmulo de pus nas gengivas, dor que ocorre de forma persistente no dente ou na área ao redor, gengiva avermelhada e dente escurecido também podem estar entre os sintomas.
Principais motivos para o dente inchado aparecer
Esse quadro está relacionado a dentes com restaurações fraturadas ou antigas, ou cáries infiltradas que levam a infecções da região. Alimentos ou matéria orgânica que tenha sido acumulados na gengiva e doenças periodontais também podem resultar nesse problema. Confira algumas consequências quando o dente inchado não é tratado:
- Endocardite bacteriana;
- Bactérias que se originam na cavidade oral podem se espalhar pela corrente sanguínea;
- Até o coração pode ser afetado;
- Quando grave o quadro pode até mesmo levar o paciente a morte do paciente.
Um passo necessário é o tratamento do dente envolvido. Também deverá ser realizada uma antibioticoterapia para controle da infecção, tanto local, como sistêmica. O mais importante é consultar um dentista periodicamente e cuidar da higiene bucal, com hábitos como a escovação após refeições e uso do fio dental diariamente.
Evolução do dente inchado é perigosa
O Abscesso dentário em estágio avançado pode evoluir para osteomielite, que se trata de uma infecção no osso. É causada pela bactéria que se encontra presente no abscesso dentário e que se espalha através da corrente sanguínea. Se o dente não puder ser salvo, deverá ser feita uma extração seguida de drenagem do dente.
Quando a infecção se espalhou para os dentes vizinhos, mandíbula ou outras áreas, provavelmente será necessário prescrever antibióticos para impedir que se espalhe ainda mais. O paciente jamais deve se automedicar e deve seguir com rigor as orientações.
Importância da limpeza bucal preventiva em dente inchado
O paciente pode evitar o surgimento de dente inchado e suas consequências através de bons hábitos de higiene bucal preventiva, evitando infecções e suas consequências mais graves com a aplicação das seguintes medidas recomendas pelos especialistas:- Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, depois das refeições e antes de dormir;
- Passar o fio dental todos os dias para remover restos de alimentos que a escova não alcança;
- Trocar a escova de dente no prazo de quatro meses;
- Visitar o dentista a cada seis meses;
- Ter uma dieta equilibrada evitando o consumo de açúcares em excesso.
Para a pessoa que deixa de procurar um dentista por causa do valor de uma consulta na rede particular, a saída pode estar na contratação de um plano odontológico, que com o pagamento de uma mensalidade permitirá o agendamento sem sustos para o paciente no momento do pagamento.