Dente doendo requer consulta no dentista
A dor de dente é um sintoma de vários problemas dentais diferentes. Suas causas podem estar relacionadas a diversas partes da boca, incluindo cáries, problemas periodontais na gengiva, problemas endodônticos no canal, traumas, problemas de mordida, nascimento do dente siso. O certo é que para solucioná-lo o paciente deve procurar um dentista e jamais tentar resolver com remédios caseiros.
A maioria das pessoas associa dores de dente a cáries. Normalmente dente doendo por esta causa é sinal de que começam quando as lesões causadas pelas bactérias atingem camadas mais profundas dos dentes. Porém, isto varia muito e existem casos em que o paciente sente a região quando já atingiu a polpa, e tem que tratar canal.
Dente doendo pode ser o siso nascendo
O dente do siso pode causar dente doendo em diversos estágios de seu nascimento: desde sua erupção até a falta de espaço na gengiva, que o leva a pressionar os dentes vizinhos, trazendo um deslocamento dolorido. A principal causa da dor é a inflamação da gengiva que o dente não erupcionado pode causar.
- O siso que não nasceu e não consegue ser higienizado fica mais exposto à cáries e outros problemas;
- Na maioria das vezes o siso dolorido precisa ser extraído;
- O ideal é que essa extração ocorra até os 30 anos;
- Depois a intervenção se torna mais dolorida.
Outra causa de dente doendo pode ser um abscesso, que nada mais é do que uma infecção próxima à raiz do dente, gengiva ou ossos, que forma uma bolsa de pus na região. Muitas vezes o abscesso pode estourar, o que trará um gosto amargo à boca, além de alívio da dor. Mas com ou sem o seu rompimento, é preciso buscar um dentista para o tratamento.
Sensibilidade em dente doendo
Dentes sensíveis também podem trazer dor. Entre as causas estão à retração da gengiva, que expõe a raiz ou algum problema de oclusão, decorrente da má posição dos dentes, bruxismo e parafunção. A busca por um tratamento nesses casos é importante para a qualidade de vida do paciente. Quando a não tolerância à temperatura dos alimento estiver presente o dentista pode tratar com recobrimento de resina, enquanto sensibilidade devido a retração gengival podem até requerer uma cirurgia.
Bruxismo como causa de dente doendo
O bruxismo é uma doença em que a pessoa costuma ranger ou apertar os dentes, normalmente durante o sono. Dependendo da força exercida no movimento, pode causar dor em dentes por trauma, mas é comum causar desgaste nos dentes sem nenhuma dor.
É comum que a dor se reflita para os dentes, entre outros pontos comuns da cabeça, como as têmporas, fronte e ouvido. Nesses casos é preciso procurar um odontologista ou cirurgião bucomaxilo, que poderão indicar os tratamentos mais adequados. A pessoa que deixa de procurar tratamento para dente doendo por motivos financeiros deve considerar a contratação de um plano odontológico, que vai cobrir a consulta e permitir que o paciente cure a dente doendo mesmo das causas mais complexas.