Atenção para dente do siso sintomas
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos. Quando a pessoa tem consultas regulares com o Dentista pode perceber sinais de dente do siso sintomas antes que gerem problemas mais graves.
Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Quando o profissional recomenda a extração o ideal é que seja feita até os 30 anos, pois as raízes ainda não terminaram seu desenvolvimento tornando o procedimento menos dolorido.
Dente do siso sintomas: indicativos de problemas
Algumas situações de dente do siso sintomas ajudam o paciente a detectar que o último molar pode estar aparecendo e causando transtornos na arcada. Em alguns casos pode ser pior devido à inflamação. Os sintomas incluem inchaço gengival, dor e, por vezes sangramento. Confira outros:
- Inchaço;
- Mau hálito;
- Gânglios inflamados no pescoço ou abaixo da mandíbula;
- Dor na mastigação na região posterior;
- Dor de cabeça;
- Enxaquecas;
- Dores nos maxilares;
- Dor de ouvido.
Quando o dente do siso sintomas de que a higienização não ocorre corretamente devido à posição profunda, pode acontecer o desenvolvimento de infecções locais, com dor e inchaço, que podem se transformar em abscessos dentários. Nessas ocasiões, como o dente do siso não participa da mastigação, deve ser extraído.
Como é feita a extração do dente do siso sintomas
A extração desses dentes é necessária sempre que for verificada falta de espaço para nascer na posição correta na boca. A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.
A cirurgia dura em torno de uma hora e ocorre em consultório sob anestesia local e, por vezes, sedação venosa – sob acompanhamento de um médico anestesiologista. Quando o caso é simples, pode-se extrair os quatro sisos em uma mesma sessão. Quando é complexo, divide-se a remoção em etapas, como um lado de cada vez.
Recuperação do dente do siso retirado
A recuperação costuma ser tranquila e englobar algum nível de inchaço e dor. Sentir um pouco de dor ou inchaço é normal, mas que passará naturalmente após alguns dias. Depois do procedimento, o dentista costuma prescrever alguns medicamentos para aliviar qualquer dor e evitar infecções.
Nos primeiros dias é recomendado seguir uma dieta líquida e pastosa, mas ainda assim nutritiva. A higiene bucal precisa ser redobrada neste período, só que de maneira cuidadosa devido à ferida suturada na boca. Por fim e não menos importante é necessário que o paciente evite alguns hábitos durante a recuperação, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas, pois as substâncias táxicas podem aumentar o risco de infecção e a bebida reagir de maneira negativa com os medicamentos prescritos.