Sem pânico com dente do siso nascendo
O Dente do siso nascendo trata-se dos últimos molares de cada lado dos maxilares. Este fato costuma acontecer entre os 16 e 20 anos de idade. Ele tem este nome pois siso em latim quer dizer juízo e a idade com que ocorre o seu aparecimento tem relação com o início da vida adulta. A maioria das pessoas pensa que ele necessariamente precisa ser extraído, mas caberá ao dentista tomar a decisão baseado em uma série de fatores.
Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso.
Procedimento de extração para dente do siso nascendo
Antes de extrair um dente do siso nascendo o dentista fará uma revisão completa no histórico médico e dentário do paciente para tomar as providências necessárias, como radiografias da região. Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá.
- Na extração simples o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário;
- O dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente;
- Terminada esta etapa ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos;
- O número de sessões necessárias será determinada de acordo com a complexidade da intervenção.
Depois que o dentista proceder a remoção do dente do siso nascendo o repouso é extremamente importante e um dos principais fatores para um bom pós operatório. É preciso ainda realizar alimentação líquida e pastosa de preferência gelada. Além disso, a higienização é necessária para evitar a infecção da região.
Características do dente do siso nascendo
Nem toda remoção do dente do siso nascendo é igual. Existem dentes consideramos mais fáceis e outros mais complicados. Um dos fatores a serem considerados é a posição do dente. Sisos inclinados ou impactados são mais difíceis de remover do que os dentes bem posicionados.
Quando existe a necessidade de cortar o osso para removê-los gera um trauma maior na região. Assim, quando mais difícil for para remover o dente e mais tempo demorar para isso, provavelmente o pós operatório será mais restritivo, mas algo que durará algumas semanas.
Dente do siso nascendo que permanece
Em alguns casos não é necessário remover o dente do siso. Quando o dente estiver bem posicionado, com espaço para a sua erupção e possa ser higienizado de forma adequada, o dentista pode manter ele na cavidade bucal. Além disso, dentes que estão com acesso difícil para realizar a extração podem ser deixados sem mexer, desde que sejam acompanhados rotineiramente.
Além do mais alguns sortudos, conforme os especialistas trata-se de um grupo pequeno de pessoas passará pela vida sem que tenha dente do siso nascendo. Quem passou dos 25 anos, por exemplo, tem mais chance de fazer parte grupo caso não apresente nenhum sintoma do último molar querendo surgir.