Como tratar dente do siso inflamado
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Eles pode aparecer apenas parcialmente ou nascem mal posicionados, causando apinhamento e outros problemas como dente do siso inflamado. O primeiro passo para quem apresenta os sintomas é buscar o dentista.
Devido a sua posição bem posterior na arcada, muitos acabam tendo dificuldade para higienizá-lo, por isso sua remoção é indicada. Com a a correta higienização da área, o siso pode passar anos sem ter problema. Mas em algumas circunstâncias ele pode se tornar um dente do siso inflamado por alguns motivos:
- O siso pode não nascer na posição correta;
- Pode existir um pedaço de gengiva em cima do siso;
- Este fato facilita o acúmulo de sujeira;
- O paciente não tem abertura de boca suficiente para acessar seus dentes mais posteriores.
Nessas condições descritas, mesmo a melhor escovação da região pode não ser suficiente, uma vez que alguns resíduos de sujeira poderiam ficar escondidos, sem que a escovação e o uso de fio dental conseguissem acessá-los. Nesses casos, os riscos de dente do siso inflamado e dores são altos com os seguintes sintomas:
- Dor;
- Região vermelha;
- Edema (inchaço) na região;
- Gosto estranho na boca.
A extração quando recomendada se faz de forma rotineira com o dentista recomendando anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), o paciente precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer Um pouco de dor ou inchaço poderá ser sentido, mas que passará naturalmente após alguns dias.
Cuidados com a recuperação do dente do siso inflamado
O pós operatório é o segredos para ter uma cirurgia dentária com sucesso. Algumas recomendações geram maior conforto para o paciente e uma melhor cicatrização. Cirurgias mais invasivas do que outras, ocasionando uma recuperação mais lenta. Afinal, uma extração de dente do siso inflamado não é igual a uma instalação de implante ou à colocação de um enxerto ósseo.
O repouso ajuda a se ter uma boa recuperação e cicatrização, mesmo em casos onde a pessoa sente-se bem, como se nem tivesse passado pelo procedimento de extração do dente do siso inflamado. Uma alimentação baseada em alimentos frios e pastosos ajudará no processo e manterá a saúde da pessoa nos primeiros dias.
Higienização e prevenção
O acúmulo de alimento pode ocasionar inflamação da gengiva e o insucesso da cirurgia. Dependendo da área operada é normal que o paciente tenha dificuldade para higienizar. Por isso é de extrema importância que ele retorne ao dentista para avaliar o pós operatório da região. Procure orientações com o dentista sobre como escovar os dentes nos primeiros dias e semanas após a extração do dente do siso inflamado bem como do uso do fio dental para manter a região limpa.