Dente com tártaro tem tratamento
Tártaro, as vezes chamado de cálculo, é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, um dos um problemas de saúde bucal mais comuns nos pacientes que chegam aos consultórios odontológicos. Para prevenir e eliminá-lo é importante buscar um dentista e redobrar cuidados com a limpeza da boca.
Dente com tártaro é resultado de de alimentação inadequada, falta de higienização ou higienização incorreta. Após uma refeição parte dos alimentos e bebidas permanece nas nossas bocas por algum tempo. Esses resíduos servem de mantimento para bactérias, principalmente se forem açúcares e carboidratos, que produzem ácidos para atacar a superfície dos dentes que, quando não retirados podem resultar em dente com tártaro.
A presença de dente com tártaro pode significar que a escovação e o uso do fio dental não estão sendo realizados ou estão sendo feitos de maneira incorreta. O procedimento deve ser feito todo o dia no caso do fio dental e pelo menos repetido três vezes com a escovação, após as refeições e antes de dormir, especialmente.
Diagnóstico de tártaro nos dentes
O tártaro nos dentes é facilmente perceptível caso esteja acima do nível da gengiva, caracterizado por uma camada mais escura na base dos dentes, que geralmente é amarelada ou amarronzada, a qual pode ser observada mesmo após a escovação e a utilização de fio dental.
Existem dois tipos de dente com tártaro. O supragengival é aquele que ocorre acima da borda da gengiva. Por afetar a parte mais aparente do dente, é mais fácil de ser identificado no exame visual. Já o subgengival acontece abaixo da borda gengival, o que dificulta ou impossibilita a sua identificação no exame pelo dentista. Confira as principais complicações que o tártaro pode desencadear:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Perda do dente.
Para tirar o tártaro é preciso apostar na escovação correta. Quando a placa está mais presa ao dente com tártaro só pode ser removida por um odontologista em consultório por meio de limpeza ou raspagem. O tártaro supragengival é mais fácil de ser retirado, já que permite a utilização de instrumentos manuais, como os extratores de tártaros.
Quando não ocorre o tratamento do dente com tártaro algumas complicações para o paciente incluem a gengivite e a periodontite, que aparece como evolução da gengivite que começa a trazer danos irreversíveis, como o desgaste dos ossos, gengiva e fibras que sustentam os dentes. A consequência mais grave é a perda do dente.
Prevenção de tártaro nos dentes
Os dentistas são unânimes em apontar a única saída para evitar tártaro nos dentes é com o uso da escova de dente após as refeições, pelo menos três vezes ao dia, e fio dental todos os dias. outras medidas incluem trocar a escova de dente a cada quatro meses e escolher a pasta dental apropriada.
Para a pessoa que deixa de consultar um dentista por motivos financeiros, deixando um dente com tártaro sem tratamento, a solução está nos planos odontológicos, que com o pagamento de uma mensalidade, bem mais em conta que na rede particular, oferece cobertura para intervenção no dente com tártaro.