Como funciona tratamento de dente com cárie
A cárie dentária é uma infecção dos dentes causada por bactérias que formam placas duras e difíceis de remover que vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes. A principal causa do surgimento de cáries continua sendo a falta de higiene bucal. Por isso é fundamental desde os primeiros anos de vida consultar um Dentista pois o problema atinge todas as faixas etárias.
O consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, pois são fatores que facilitam o desenvolvimento de dente com cárie. O principal sintoma é a dor que pode estar acompanhada de outras intercorrências, entre as quais podemos citar:
- Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
- Manchas marrons;
- Sensibilidade ao tocar num dente;
- Dor na gengiva.
Na fase inicial, muitas vezes a cárie não apresenta qualquer sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas é muito importante ir imediatamente no dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Quando o dente com cárie se encontrar entre dois dentes o dentista pode ainda fazer um raio X para identificá-la.
Procedimento para solucionar dente com cárie
O primeiro ponto a reforçar sobre a solução de dente com cárie é que a única forma de tratar é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la, as vezes basta uma sessão para eliminar a cárie, com uma obturação no dente, que consiste na remoção da cárie, do tecido infectado e cobertura do dente com uma substância que pode ser resina, amálgama, porcelana ou ouro. Quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode ser mais prolongado.
Atualmente, a obturação do dente com cárie é feita com resina, que é um material branco da cor do dente, que é praticamente imperceptível e mais seguro que as restaurações mais antigas. As antigas obturações realizadas com amálgama cinza, devem ser substituídas pela resina sempre que caírem, provocarem manchas escuras nos dentes ou por uma questão de segurança.
Importância do tratamento de dente com cárie
Fazer a obturação do dente com cárie é sempre importante pois ela pode passar para os outros dentes e também para outras pessoas através do beijo, e da partilha de copos e talheres, por exemplo. Além disso, a cárie pode aumentar de tamanho permitindo a instalação de vírus, bactérias e alimentos que podem agravar a situação, favorecendo até mesmo a necessidade de outros tratamentos como o canal ou até mesmo a extração dentária em condições mais críticas.
Para mulheres grávidas o risco é de desenvolver gengivite e ter dente com cárie aumenta devido as alterações hormonais. Por isso é importante ir ao dentista pelo menos duas vezes durante a gravidez para avaliar a saúde oral a fim de tratar qualquer cárie antes que complicações possam surgir. A obturação comum com anestesia e broca pode ser realizada em qualquer fase da gestação sendo menos arriscada durante o segundo trimestre.