Quando o dentista recorre ao curativo no dente
Durante um tratamento odontológico, nem sempre todas os procedimentos serão encerrados pelo dentista em uma consulta. Quando isso ocorre o profissional pode fazer uso do curativo no dente, que se parece muito com uma restauração dentária, mas, na verdade, sua durabilidade é baixa.
O curativo no dente é uma espécie de massinha usada para tapar uma cavidade. O paciente precisa ter bem claro que não poderá ficar com ela por muito tempo, apenas o que for determinado pelo cirurgião-dentista. Além disso, esta medida de tapar um buraco serve para que o dentista retome o tratamento mais tarde. Confira os principais motivos para aplicação de curativo no dente e mais informações:
- Queda da restauração;
- Intervalo de tratamento;
- Ao sentir gosto ruim na boca o paciente deve procurar o dentista, pois o curativo pode ter caído;
- O tempo máximo de permanência de um curativo no dente é de 30 dias;
Na maioria dos casos o dentista coloca um selante dental à base de óxido de zinco e eugenol. Dependendo da gravidade do buraco, se o profissional notar que pode se instalar uma infecção, ele pode colocar um antisséptico antes para que não haja uma inflamação.
Principais recomendações no uso de curativo no dente
O paciente deve ter consciência de que o curativo no dente é medida transitória e deve ser acompanhada de mais medidas. Entre as quais evitar mastigar em cima do dente com a bandagem, principalmente durante o primeiro dia, porque o material ainda não está consistente. Nunca tentar remover o curativo. Isso pode fazer com que infeccione a área ou até mesmo lascar o dente.
O uso do curativo no dente não deixa de tornar necessária a higiene bucal como de costume. Escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir especialmente, sem se esquecer de passar o fio dental todos os dias, já que ele permite alcançar os restos de alimento que a escova não o conseguiu.
Curativo no dente com dentista de confiança
Para a pessoa que está enfrentando a necessidade de um tratamento de canal é sinal de que deixou por algum tempo as medidas preventivas de limpeza da boca, bem como as consultas com dentista pelo menos a cada seis meses, em segundo plano. Porém, sempre há tempo para reverter a situação.
Quem deixa de procurar tratamento em razão do custo de uma consulta particular pode recorrer a um plano odontológico, que com o pagamento de uma mensalidade permite ao usuário acesso a uma série de tratamentos. Em geral, os mais básicos como as limpezas e restaurações, bem como o tratamento de canal com eventual aplicação de curativo no dente estão cobertos. Outra vantagem é poder incluir dependentes como esposa (o) e filhos para garantir que a saúde bucal de todos os membros estejam em dia. Com muitas opções de preço no mercado uma boa dica é buscar com corretores o melhor negócio com a meta de proteger o sorriso por muitas décadas.