Consultório odontológico é aliado do paciente
Muitos pacientes deixam de frequentar o consultório odontológico no período ideal por medo dos tratamentos mais invasivos. Porém com o avanço da tecnologia grande parte das intervenções apresenta bem menos que no passado. Por isso o Dentista é um aliado para a pessoa manter os dentes em perfeito estado por muitos décadas.
Um consultório odontológico pode atender uma especialidade, como Ortodontia, por exemplo, ou reunir no mesmo local profissionais que trabalham em diferentes áreas. A pessoa para escolher o local deve levar em conta vários fatores, não somente a proximidade de sua casa ou trabalho bem como o custo.
Tratamentos oferecidos no consultório odontológico
São várias as situações que podem levar uma pessoa para um consultório odontológico. Entre elas está a extração do siso, um procedimento para a retirada dos dentes terceiros molares, sua localização na arcada. Na maioria dos casos, a indicação é a falta de espaço nos maxilares para que ele nasça. Pode ser indicada quando os dentes já erupcionaram total ou parcialmente ou mesmo para aqueles que estão numa condição inclusa.
A cirurgia para remoção depende de indicação do cirurgião-dentista. Outros tratamentos existentes no consultório odontológico são os seguintes:
- Remoção de tártaros e cáries;
- Tratamento de Gengivite;
- Tratamento de Canal;
- Ortodontia;
- Odontologia Estética;
- Próteses e Implantes.
A extração do dente do siso no consultório odontológico terá tanto mais sucesso quanto o paciente frequentá-lo conforme orientação do dentista. O motivo é que o profissional poderá perceber o nascimento do Siso antes que os sintomas da dor apareçam, pois geralmente ele surge entre os 16 e 21 anos. Quanto mais cedo for removido, quando esta for a indicação, melhor a recuperação para o paciente.
Alcance do sorriso perfeito no consultório odontológico
No consultório odontológico são muitos os tratamentos oferecidos para a pessoa alcançar o sorriso perfeito. Além da correção dental, um dos problemas que pode afetar os dentes do paciente é o Bruxismo. E o dentista pode tratá-lo para que não afete de forma mais grave a arcada.
O Bruxismo é uma doença multifatorial que está associada ao estresse, mal posicionamento dentário e algumas medicações. Pode ser dividido em bruxismo cêntrico e excêntrico. No primeiro as articulações temporomandibulares (ATM’s) são as mais afetadas. No excêntrico, os dentes são desgastados, podendo haver episódios de apertamento ou ranger dos dentes noturnos, os mais comum, diurnos ou ambos.
A placa é utilizada para desprogramar a musculatura tensionada, devolvendo contato simultâneo nos dentes e assim, promovendo o relaxamento da mesma. A toxina botulínica pode ser associada à placa para proporcionar um alongamento do músculo e a melhora dos sintomas.
Prevenção de problemas
Quando o paciente conta com um consultório odontológico de sua confiança poderá receber diversas orientações no sentido de prevenir os principais problemas em saúde bucal através da prevenção. Medidas simples como escovar os dentes após a refeições, usar o fio dental todos os dias, escolher a pasta dental adequada e trocar a escova a cada quatro meses ajudarão bastante a manter o sorriso perfeito.