Os benefícios da cirurgia ortognática
A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições da face e do engrenamento dos dentes, relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares. Pessoas com o chamado rosto queixudo, ou o contrário, que tem o queixo muito recuado ou mesmo um sorriso que mostra muita gengiva, ou então aquele sorriso que quase não aparecem os dentes estão entre os potenciais pacientes desta intervenção.
O paciente que deixa de se tratar por achar caro demais deve buscar informações sobre a realização através de convênios, com cobertura total ou parcial, que poderá facilitar a sua realização o quanto antes. Tudo começa com a procura de um cirurgião especializado para que possa avaliar o caso. Muitas vezes antes da cirurgia ortognática será preciso passar por um tratamento ortodôntico com o objetivo de corrigir o posicionamento dos dentes na arcada, o que pode levar até dois anos.
Como é realizada a cirurgia ortognática
O objetivo desta intervenção é uma face harmônica com melhora da estética e de funções da região, como a fala, mastigação, mordida e fonética. Após o ortodontista corrigir a posição dos dentes nas bases ósseas, o cirurgião realiza o reposicionamento através de cortes ósseos que são fixados com placas e parafusos. O procedimento é todo realizado dentro da boca, sem cicatrizes visíveis. Confira o que pode ser resolvido com cirurgia ortognática:
- Sorriso gengival;
- Mordida cruzada;
- Mordida aberta;
- Assimetria facial.
A cirurgia ortognática é recomendada de acordo com a classificação do problema. Na classe 1 as arcadas se posicionam adequadamente, com os dentes superiores discretamente anteriores aos inferiores. Aqui não se fala em cirurgia. A partir da classe 2 sim. Nela os dentes de cima ficam mais para frente que o normal e o queixo acaba retraído. Na ortognática classe 3, a mandíbula se projeta para a frente e a arcada de baixo fica à frente da arcada de cima, deixando o queixo prolongado.
Benefícios oferecidos pela cirurgia ortognática
A cirurgia ortognática é um procedimento estético-funcional. A melhora estética é impactante, com mudanças também na posição do nariz, lábios e o sorriso. Porém, as melhoras não são apenas estéticas já que a correção da mordida errada leva a melhora da função mastigatória, fonatória e em algumas situações a função respiratória.O paciente que se submeter à Cirurgia Ortognática irá ficar um período de 30 dias com restrição a alimentos mais consistentes devido ao bloqueio intermaxilar com elásticos. A dieta será líquida ou pastosa e a mudança para alimentos mais consistentes é gradativa. Porém, é importante que o paciente a mantenha nutritiva para não ter problemas de saúde nesta fase.
Complicações da cirurgia ortognática podem ocorrer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos e reações a medicamentos. Algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, dor, inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e controlados com medicação. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Normalmente o período de internação é de um dia.