Cirurgia odontológica aliada do sorriso perfeito
São muitos os procedimentos possíveis de serem realizados pelos cirurgiões dentistas. Com o avanço das tecnologias, estes procedimentos são cada vez menos invasivos permitindo uma recuperação mais rápida por parte do paciente. Para ter acesso a pessoa pode recorrer aos planos odontológicos que cobrem na totalidade ou em parte alguns deles.
A cirurgia odontológica de menor porte é aquela que pode ser realizada no próprio consultório ou clínica odontológica. Envolvem um risco menor e são bem cotidianas. A extração do dente do siso é a mais recorrente sendo que é realizada somente com a aplicação da anestesia local pelo próprio cirurgião-dentista e a recuperação dos pacientes ocorre de forma rápida.
Cirurgia odontológica para tirar siso
Os dentes do siso são os terceiros molares da cavidade bucal. Na maioria das pessoas, eles são os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos. Como os dentes do siso costumam aparecer após o período da infância acabam empurrando os demais, ao forçar passagem para sair da estrutura óssea.
Mas há situações nas quais, mesmo ao forçar seu aparecimento, não há espaço suficiente. Isso acarreta a inclusão, que é quando o dente fica preso na gengiva, na estrutura óssea ou próximo a outros dentes. O último molar pode trazer diversas complicações à saúde bucal e para evitá-las ou amenizá-las, os dentistas costumam indicar a remoção através desta modalidade de cirurgia odontológica.
Tratamento na gengiva com cirurgia odontológica
As cirurgias odontológicas gengivais são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais. Com o avanço do problema ocorre o desenvolvimento da chamada bolsa periodontal com o acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva. Nestes casos, a indicação mais comum é a realização do retalho gengival, para limpeza e redução da bolsa.
Outra modalidade de cirurgia odontológica envolvendo esta parte envolve a gengivectomia, que consiste na remoção do excesso do tecido gengival, e a gengivoplastia para remodelagem do tecido gengival que permaneceu saudável após o desenvolvimento da doença. Confira algumas dicas para evitar doenças periodontais:
- A doença periodontal é o avanço de problemas anteriormente existentes e que não foram tratados;
- A higiene bucal preventiva é fundamental para resolver ou diminuir as doenças na região;
- Escovar os dentes e usar o fio dental são as medidas mais básicas;
- Procure marcar consultas com o dentista a cada seis meses para manutenção periódica.
A cirurgia odontológica pode compreender ainda a remoção de cistos na cavidade bucal, que podem ter origem congênita (desde o nascimento) ou com o desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, por exemplo. É um procedimento considerado simples, com a diferença de que este deve ser enviado para biópsia a fim de investigação
Cirurgia odontológica mais complexa
As cirurgias odontológicas ortognáticas são aquelas que alteram a posição da mandíbula dos pacientes. A correção se faz necessária quando a posição inadequada causa dores mandibulares e também alterações na mordida dos pacientes. Sua recomendação é a partir dos 16 anos pois antes ainda é possível correções com aparelho ortodôntico.
Outra técnica sofisticada envolve a colocação de implantes dentários. O enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca para receber o implante dentário. Para a pessoa que precisa de cirurgia odontológica a garantia de fazê-la com profissionais qualificados e a certeza de uma saúde bucal em dia.