Cirurgia gengival e os seus cuidados
A cirurgia gengival implica três técnicas diferentes: Retalho Gengival, Gengivectomia e Gengivoplastia. A decisão caberá ao Periodontista, um especialista em doença periodontal, que nada mais é do que uma infecção bacteriana grave que afeta o tecido da gengiva e estrutura óssea dos dente.
A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes na boca. Ela começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam ao redor dos dentes. Se essa placa não for retirada, o tecido gengival pode inflamar resultando no desenvolvimento da gengivite. Quando não tratado o tecido gengival pode chegar ao nível de ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.
Este tipo de doença periodontal avançada pode afetar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente solta-se e começa a incomodar o paciente, que precisará de cirurgia. Antes, porém, o profissional irá realizar a raspagem e limpeza da região.
Técnicas envolvidas em cirurgia gengival
Quando as bolsas periodontais apresentam as de 5 milímetros de profundidade, o periodontista realizará o procedimento de Retalho Gengival para reduzi-las. A maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa por este procedimento.
O Dentista também pode decidir por fazer uma Gengivectomia, que consiste em remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o periodontista anestesia a gengiva.
Finalmente a decisão para tratar o problema pode ser a Gengivoplastia. Este tipo de cirurgia é usado para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e melhorar sua aparência. Quando a pessoa apresentar um afastamento da gengiva do dente, pode passar por esta intervenção de cirurgia gengival, aliada a um enxerto, retirando-se tecido do palato e costurando-o no local.
- A gengivite pode ser tratada e revertida com o uso diário do fio dental;
- Duas até três escovações por dia com um creme dental com flúor são indicadas pelos dentistas;
- Após a cirurgia é importante que o periodontista explique como limpar os dentes e gengivas;
- Jamais adie a consulta com o Dentista para dar andamento aos cuidados na região.
Para que a cirurgia plástica gengival seja realizada é necessário que a periodontite tenha sido curada, com a remoção da placa bacteriana, além do paciente ser colaborativo com relação à higiene oral e que sua a saúde em geral esteja em dia para passar pela cirurgia gengival.
Recuperação de cirurgia gengival.
O pós-operatório de cirurgia gengival varia conforme a colaboração do paciente, com relação à higiene, alimentos leves, cuidado na escovação para não bater nos pontos que são delicados, uso correto dos medicamentos prescritos. Em geral leva de 15 a 20 dias para ter uma cicatrização plena.
Evitar exposição solar, esforços físicos e ingestão de bebidas alcoólicas nos primeiros três a sete dias após o procedimento são alguns dos conselhos dos especialistas, bem como falar excessivamente nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia. A intervenção é minimamente invasiva não costuma causar inchaço e dor.