Indicação para cirurgia de redução de bochecha
A bichectomia como é conhecida tecnicamente a cirurgia de redução de bochecha acontece com a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula. A finalidade é reduzir o volume da parte de baixo do rosto. O procedimento deve ser tratado pelo paciente junto a um cirurgião plástico pois depois de realizado não tem mais retorno.
Entre os principais tópicos que o médico deve abordar com o paciente está no fato dessa região do rosto, com a perda da gordura e com o passar da idade acarretar em uma aparência mais envelhecida na pessoa pela sua retirada, principalmente se for total.
Técnica aplicada em cirurgia de redução de bochecha
Quando a cirurgia de redução de bochecha é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais tem uma melhor cicatrização e não deixam marca aparente. O médico vai procurar as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização da gordura, fazer a incisão é as remover - raramente a operação retira-as totalmente.
No caso de alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo feita, como o lifting facial, a cirurgia de redução de bochecha pode ser feita em associação. Quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista já aproveita e remove a gordura da bochecha. Confira mais informações sobre a intervenção:
- Pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação;
- É importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos;
- Avaliação de um cardiologista pode ser exigida pelo médico especialmente quando o paciente for hipertenso;
- Pessoas com problemas de saúde como doenças infecciosas ativas, tem contraindicada a realização da cirurgia.
O tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência do médico e de quaisquer eventuais complicações. O normal é ficar entre uma hora e uma hora e meia. Antes o paciente deverá ter obedecido um jejum de pelo menos oito horas para evitar maiores transtornos.
Recuperação de cirurgia de redução de bochecha
A região onde estão localizada a cirurgia de redução de bochecha possui nervos importantes para a movimentação do local. Caso o médico seja inexperiente e danifique esse nervo, o que pode causar inclusive uma paralisia facial. Por isso o paciente deve verificar as credenciais do profissional pare fazer a intervenção.
O pós-operatório da cirurgia de redução de bochecha é relativamente simples. Caso a incisão tenha sido intraoral, indica-se evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar maior desconforto. Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante.
O resultado esperado é um afinamento discreto do rosto, com uma sensação de emagrecimento mesmo sem baixar o peso. Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior. Quem tem o rosto mais cheio devido a taxas altas de gordura corporal pode não notar muita diferença.