Quando existe indicação de cirurgia da gengiva
A cirurgia para tratamento da gengiva inflamada e inchada pode ser essencial para recuperar a região, mas sua indicação é para apenas algumas ocasiões. O paciente que mantém consultas regulares com o dentista e apresenta este tipo de problema terá o diagnóstico e solução mais apropriados para o caso.
Os exemplos mais comuns que indicam a cirurgia da gengiva para tratamento de gengivas inchadas e inflamadas, que deverá ocorrer ao mesmo tempo que à raspagem podem ser desde o crescimento gengival, conhecido tecnicamente como hiperplasia causado por medicações até no diagnóstico de que a intervenção resultará em facilidades para higienização e menor acúmulo de placa bacteriana junto aos dentes.
Técnicas de cirurgia da gengiva
A técnica cirúrgica mais comum na remoção da gengiva inflamada é a gengivoplastia, que é o mais simples e rápido dos procedimentos permitindo a remoção da gengiva comprometida apenas pelo recorte desta. Porém nem sempre a técnica é suficiente para tratar infecções gengivais que resultam no crescimento tecidual.- A cirurgia da gengival é um procedimento indicado para nivelar e alinhar gengivas;
- Pode acabar ainda com o chamado sorriso gengival;
- Esta condição é mais frequente em mulheres;
- Tem indicação para harmonizar ainda mais os resultados nos tratamento com lentes de contato dental;
As gengivas são são iguais, em forma, espessura e fibrosidade, para todo mundo. Em alguns indivíduos, elas aparecem fazendo sulcos profundos e espessos que facilitam o acúmulo de placa bacteriana. O resultado são gengivas inflamadas. Nestas situações, a cirurgia da gengiva é alternativa preventiva à recorrência da inflamação gengival.
Outra técnica de cirurgia da gengiva é chamada de gengivectomia, ou ainda cirurgia plástica periodontal. Sua indicada é para tratamentos estéticos em que apenas o recorte gengival não é suficiente para nivelar e harmonizar as gengivas. A abordagem cirúrgica se dá sobre toda a estrutura periodontal: gengiva, osso e ligamentos periodontais.
Enxerto é procedimento complexo em cirurgia da gengiva
A cirurgia da gengiva com enxerto é mais complexa e menos previsível. Nela são coletados do próprio paciente os enxertos e inseridos sobre as raízes dentárias que sofreram retrações. Apesar da complexidade encontrado nesse tipo de cirurgia é um procedimento bastante realizado pelos profissionais com resultados satisfatórios.
A cirurgia plástica da gengiva com enxerto gengival requer cuidados pós-operatórios severos, já que o descolamento de enxertos gengivais é um problema frequente nesses procedimentos. A parceria do paciente após a cirurgia da gengiva é decisiva no resultado final do tratamento.
O biotipo da gengiva operada e a localização do dente na arcada interferem diretamente no resultado. Quando são muito extensos e invasivos, como a correção cirúrgica do sorriso gengival alto associado ao tratamento com facetas e lentes de contato dental, a recuperação pode demorar até 180 dias.
A cirurgia da gengiva inflamada é um recurso essencial em algumas situações em que a manutenção do tecido inflamado dificulta a terapia, cicatrização e higienização. A dica dos especialistas para prevenir a infecção gengival causada pela placa bacteriana não foge do que muitos já conhecem. Utilizar escovas dentárias, fio dental e outros dispositivos de higiene.