Cárie em dente de leite, e agora?
Há quem pense que não há com o que se preocupar quando surge uma cárie em dente de leite, afinal, essa dentição irá cair naturalmente e será substituída pela permanente ainda na infância. Mas, ledo engano. É preciso se preocupar e tratar a cárie em dente de leite, pois ela pode deixar sequelas na dentição sucessora caso avance e chegue a polpa dentária. E se isso acontecer será necessário recorrer a um tratamento de canal.
E como a criança muitas vezes não é capaz de identificar quando está com uma cárie em dente de leite, é preciso que os pais ou responsáveis monitorem a saúde bucal delas tanto para controlar a higienização e ajudar quando for preciso, quanto para identificar qualquer problema que possa existir na boca da criança, seja uma cárie em dente de leite, seja halitose, placa bacteriana ou outro.
E por falar nos cuidados com a saúde oral infantil, é indicado que a criança comece a visitar o dentista, ou melhor, o odontopediatra, a partir dos seis meses de vida em média, pois é nesse período que começam a surgir os primeiros dentinhos. Mas, a higienização bucal não deve começar nessa fase e sim bem antes, nas primeiras semanas. Os pais ou responsáveis devem limpar a boca da criança, que engloba gengiva, língua e bochecha utilizando um leve pano de algodão umedecido com água que deve ser envolto no dedo e passado suavemente na boca do bebê.
Como evitar cárie em dente de leite
A cárie em dente de leite é preocupante, é comum, mas pode ser perfeitamente evitada quando há alguns cuidados como:
- Se atentar a higienização bucal da criança e conferir sua boca quando ela tiver terminado a escovação;
- Evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas muito açucaradas como bolachas, refrigerantes, iogurtes artificiais, balas, chicletes, pirulitos e outros;
- Conscientizá-la quanto aos cuidados com a saúde oral;
- Criar o hábito de usar fio dental diariamente;
- Não deixar que ela durma sem escovar os dentes;
- Levá-la periodicamente ao odontopediatra;
- Utilizar creme dental apropriado para a faixa etária já que essa possui a quantidade ideal de flúor.
Riscos de não cuidar dos dentes de leite
Embora a primeira dentição será substituída, não se pode descuidar quanto a higiene e hábitos alimentares. Uma cárie em dente de leite, por exemplo, pode trazer dores a criança, além de mau hálito e deixar as sequelas para a dentição permanente. Aliás, quando não tratado logo, esse problema pode chegar a polpa e levar a criança a ter que ser submetida a um tratamento de canal, procedimento invasivo e que deve ser evitado.
Fora isso, em casos extremos, quando a cárie em dente de leite encontra-se em um estágio já bem avançado, o único recurso talvez seja a extração. E tal procedimento pode causar prejuízos como deixar a criança por mais tempo com um espaço vazio entre os dentes, e esse vácuo pode permitir que a dentição se movimente de forma imprópria, causando problemas de alinhamento dos dentes a criança.