Como tratar a cárie dentária?
Um dos problemas odontológicos mais comuns, que atinge homens e mulheres, crianças e adultos é a cárie dentária, que acontece quando as bactérias presentes na boca entram em contato com restos de alimentos situados entre os dentes e liberam um ácido que danificam a estrutura dentária, correndo todas as camadas do dente, começando pelo esmalte, mas podendo avançar para a dentina (camada intermediária) e chegar a polpa, que é quando a cárie dentária causa mais prejuízos.
E quando isso acontece, o que se deve fazer para tratar a cárie dentária? No estágio inicial uma restauração ou uma obturação podem resolver, tais tratamentos eliminam o foco do problema quando ele se encontra em uma localidade mais superficial, e assim, o dentista recupera o dente inclusive devolvendo a ele sua forma estética. Pode ser feito de maneira indolor, pois há no mercado um gel capaz de amolecer a casta de bactérias facilitando sua remoção sem causar qualquer desconforto.
Agora, se a cárie dentária chegou a polpa é necessário que o paciente se submeta a um tratamento de canal no qual o endodontista (especialista pela parte nuclear do dente) anestesia o paciente, e acessa a parte central do dente inflamado para remover a área danificada, limpar a região e preenchê-la com um material específico.
Como saber que se tem uma cárie dentária?
É possível saber se uma pessoa tem cárie dentária se ela não cuida de sua higiene oral como deveria ou ainda se ela consome de forma excessiva carboidratos refinados como pães, bolachas e salgadinhos e doces de maneira geral. Bebidas alcoólicas e até mesmo a ingestão de medicamentos podem levar a um quadro de cárie dentária, que pode acometer um dente ou vários deles.
E quando nenhum tratamento é capaz de eliminar a cárie dentária, a única solução é extrair o dente inflamado. Mas para que isso não aconteça, é fundamental estar atento a saúde bucal e caso haja algum ou mais de um dos sintomas abaixo, procurar por um dentista. Entre os sinais da cárie dentária pode-se destacar:
- Dor no dente;
- Mau hálito;
- Cavidades nos dentes
- Manchas dentárias que podem ser esbranquiçadas ou escuras.
Saiba como se prevenir
A cárie dentária é uma doença bucal de fácil prevenção, pois é baseada em zelo pela higiene bucal diária que contempla escovação após as refeições, uso de fio dental e de enxaguante bucal diariamente. Além disso, uma limpeza (profilaxia dentária) realizada semestralmente no consultório odontológico é uma forte aliada na prevenção de cárie dentária. Aliás, tais cuidados servem não somente apenas para evitar esse problema como muitos outros, como por exemplo, placa bacteriana e tártaro que podem dar origem a gengivite, periodontite e a outras enfermidades orais.
Ter uma alimentação balanceada, priorizando o consumo de frutas no lugar de doces e de verduras e legumes em vez de industrializados, frituras e massas ajuda a evitar cárie dentária e é um carinho em seu organismo que será beneficiado em diversas áreas. Não se automedicar idem, é algo que previne a cárie dentária e não coloca sua saúde em risco.