Cárie como tratar em cada estágio
A procura por cárie como tratar é uma das principais razões que levam pessoas de todas as idades ao consultório odontológico, isso porque esse problema dentário é muito fácil de ser gerado, entretanto, se não tratado logo, se torna cada vez mais difícil de ser eliminado. Primeiramente é importante esclarecer que a cárie é um processo que ocorre no dente quando as bactérias presentes na boca reagem a resíduos de alimentos e liberam ácidos que corroem o esmalte dentário.
E quando a cárie como tratar não é procurada logo, esse processo de dano dentário ultrapassa o esmalte e pode chegar a dentina, e quanto mais avança mais dores e problemas causa. Agora, quando essas bactérias acessam a polpa do dente, os incômodos ficam ainda mais evidentes e para tratar é preciso recorrer a um tratamento de canal. E em casos extremos a saída é remover o dente.
Mas a cárie como tratar de forma apropriada, é fundamental ir ao dentista para que ele avalie o grau do problema e indique o tratamento mais apropriado, que nos primeiros estágios pode ser uma obturação ou uma restauração, que remove o conteúdo danificado e devolve ao dente suas condições naturais de funcionalidade e estética.
Cárie como tratar e se prevenir
A cárie como tratar depende do grau em que problema se encontra, sendo mais ou menos invasivo. Portanto, o ideal é não ter que buscar meios de cárie como tratar e sim, se prevenir, que aliás é fácil, basta seguir algumas regras como:
- Escovar os dentes 20 minutos após as refeições;
- Passar fio dental diariamente, de preferência antes de ir dormir;
- Fazer enxaguante bucal diariamente ou em dias alternados para limpar a boca como um todo, incluindo a língua, a bochecha e a gengiva;
- Evitar o consumo excessivo de doces e de carboidratos refinados como bolachas e salgadinhos;
- Não se automedicar, pois determinados medicamentos podem gerar cárie.
Como lidar com a cárie infantil?
Procurar ajuda para cárie como tratar é algo recorrente entre pessoas de todas as faixas etárias, inclusive em crianças pequenas, cujos dentes cariados tratam-se da dentição de leite, e engana-se quem pensa que não há problema pois esse dente irá cair naturalmente. Uma cárie nessa primeira dentição, quando não tratada a tempo e de maneira correta, pode evoluir e chegar a raiz dentária, dessa forma os danos continuam nos dentes permanentes.
Fora isso, quando uma criança precisa de cárie como tratar, ela pode sofrer com as dores causadas por essa condição e em casos mais extremos pode ser necessário que haja a remoção do dente afetado. E quando isso acontece de forma forçada e precoce (já que esse dente naturalmente irá cair), a criança ficará com um vazio entre em sua dentição e possibilitará que os demais dentes se movimentem de forma imprópria, trazendo problemas de alinhamento e fazendo com que a criança tenha que utilizar aparelhos ortodônticos. Ou seja, é preciso estar de olho na saúde bucal dos pequenos para evitar esse e outros problemas.