Quando é necessário fazer um canal em dente de leite?
Pode parecer estranho para muitos pais e responsáveis, mas canal em dente de leite é um procedimento que deve ser evitado, mas é comum. E isso acontece porque um dos principais motivos que leva o profissional a dar esse diagnóstico é o fato de que o paciente mirim está com um processo infeccioso por cárie bastante avançado, tendo ultrapassado o esmalte a dentina e chegado à polpa do dente. Entre as situações que levam uma criança a ter que submeter a um canal em dente de leite essa é a principal, haja vista a alimentação e higiene bucal inadequadas.
Fora isso, pode ser que uma criança tenha algum problema de formação na dentina (que é a parte “maleável” da estrutura do dente, situada entre o esmalte e a polpa) e o canal em dente de leite seja a única alternativa encontrada pelo dentista à frente do atendimento. E não é só, esse procedimento pode ser também a única forma de se solucionar um problema dental relacionado a um trauma, seja uma queda ou algum acidente – o que não é raro, pois as crianças estão sempre brincando, correndo, subindo e descendo de alturas que muitas vezes podem resultar em um tombo um pouco mais perigoso e os dentinhos, que ainda estão em formação, podem ser bastante impactados.
4 curiosidades sobre canal em dente de leite
Alguns pais e responsáveis, ao ouvirem o diagnóstico de que é necessário a realização de um canal em dente de leite, ficam um pouco receosos e muitos acabam buscando uma segunda opinião (o que é válido em qualquer ocasião). Para ter um pouco mais de conhecimento a respeito desse assunto, conheça algumas informações importantes, como por exemplo:
- Um canal em dente de leite pode ser necessário para que a cárie não seja transferida do dente que vai cair para o permanente;
- O profissional que normalmente faz esse procedimento é o odontopediatra, especialista em cuidados com a saúde bucal infantil;
- A criança não sofre nenhuma dor durante o procedimento, pois recebem anestesia local, muitas acabam até dormindo na cadeira;
- Quando se tratar de uma criança especial, pode ser necessário o auxílio de anestésicos inaladores ou anestesia geral.
Prevenir é o melhor caminho
Quando há um problema de formação da dentina não há o que fazer, quanto aos traumas, é possível que haja uma prevenção parcial, pois qualquer segundo sem supervisão de um adulto pode ser o suficiente para uma criança cair ou se machucar. Já no que se refere a cárie, que é um dos principais motivos que levam a um canal em dente de leite, é perfeitamente possível e altamente recomendado trabalhar na prevenção.
Reduzir a oferta de doces a criança, como bolachas, balas, chicletes, refrigerantes e afins é muito importante para a manutenção de uma boca saúde oral, e claro, junto disso, a higienização bucal deve ser ensinada e monitorada para que a cárie, assim como a placa bacteriana, não tenham espaço na boca da criança.