Toda dor demanda canal dentário?
Dor de dente não é tudo igual, aliás elas podem ser bastante incômodas, mas terem origens muito diferentes. Há os casos de cáries, que são umas das principais causas de dores; de placas bacterianas que podem culminar em gengivite e periodontite, graves problemas bucais; sensibilidade dentária, que são caracterizadas por dores mais pontuais; ou ainda traumas, que podem gerar dores na hora ou depois. E diante de tantas as razões para que haja uma dor de dente, há também várias opções de tratamento, cada uma para uma situação, sendo uma delas o canal dentário.
E essa opção de tratamento é indicada para os casos em que uma cárie ultrapassar as camadas do esmalte e da dentina e chegar à polpa ou ainda quando houver um trauma de grande impacto que abale a estrutura do dente. Há ainda crianças que necessitam se submeter a um canal dentário no dente de leite, pois embora ele caia naturalmente com o passar do tempo, os micro-organismos que corroem a estrutura dentária podem continuar nos dentes permanentes. Pacientes com uma condição de saúde mais vulnerável, como portadores de doenças autoimunes e idosos devem passar por uma avaliação mais criteriosa antes de serem submetidos a um canal dentário.
Detalhes sobre o canal dentário
Sabendo que o seu caso deve ser tratado por meio de um canal dentário, é importante conhecer o seu passo a passo para que não haja qualquer receio, pois, por quanto mais tempo o tratamento é adiado, mais risco há a saúde bucal e maior é a possibilidade de a infecção se expandir pelo organismo. Sendo assim, confira um pouco mais sobre o canal dentário e não procrastine o tratamento:
- Quem realiza o canal dentário é o endodontista, profissional da odontologia especializado em questões mais internas do dente;
- Realizado no consultório odontológico, salvo algumas exceções em que as condições de saúde do paciente exigirem cuidados mais específicos;
- O procedimento dura em média uma hora e o paciente pode retomar sua vida normal após o canal dentário;
- Pode ser que seja necessária mais de uma seção para a conclusão do canal dentário;
- O paciente recebe anestesia local e não sente qualquer dor durante o procedimento, dessa maneira o profissional fica mais tranquilo para realizar o canal dentário.
O que o paciente deve fazer após o procedimento
Os cuidados específicos para quem acabou de fazer um canal dentário são poucos, recomenda-se que o paciente evite morder alimentos duros como balas, gelo, nozes e similares, pois como a polpa dentária está em recuperação, pode haver algum dano no caso de uma força excessiva. Além disso, é expressamente contraindicado utilizar os dentes como abridores de embalagens, seja após um canal dentário ou não.
No mais, a principal recomendação é em torno da higienização bucal, que deve ser feita com uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e o uso de fio dental e enxaguante bucal diariamente. Com isso, não só se evita a reincidência de cárie no dente que passou pelo tratamento de canal dentário, como se previne que esse problema atinja outros dentes.