Comprar aparelho para bruxismo apenas com orientação profissional
Ranger os dentes durante a noite de forma frequente e intensa é algo que incomoda não apenas a própria pessoa, mas que pode atrapalhar inclusive o sono de quem está dormindo ao lado. E esse não é apenas o único efeito prejudicial causado pelo hábito de bruxar, há inúmeros outros problemas que podem ser gerados quando uma pessoa possui o bruxismo – doença neuromuscular que não tem cura, mas que pode ser tratada com o auxílio de um aparelho para bruxismo ou por algum outro meio de tratamento.
Quando tratada de forma apropriada e com assistência profissional, seja de um dentista, de um médico e até mesmo de um psicólogo já que o bruxismo pode ter origem emocional, essa doença pode ser amenizada e o indivíduo pode ter uma vida normal. Mas, é fundamental que se recorra a uma orientação especializada e não se tente comprar um aparelho para bruxismo por conta própria sem saber exatamente qual é o mais indicado para o seu caso. Se usado de forma inapropriada ou o modelo de aparelho para bruxismo que não seja compatível com o seu caso, o problema não só não será solucionado como pode haver até um agravamento do quadro.
Causas para as quais o aparelho para bruxismo pode ajudar
O aparelho para bruxismo é dividido em três modelos: o flexível, confeccionado de poliéster, indicado para casos mais brandos; o semi-rígido, fabricado com plástico, e, portanto, mais resistente do que o anterior; e o rígido, feito com acrílico, indicados para bruxismo mais severo. Cada um possui um preço, uma anatomia, uma resistência e características próprias, por isso, cada caso deve ser tratado com o aparelho para bruxismo que for indicado pelo especialista. E entre as razões que gera esse problema, destacam-se:
- Estresse;
- Transtorno de ansiedade;
- Dentes desalinhados;
- Apneia do sono;
- Síndrome do dente rachado.
Outras possibilidades de tratamento
Uma pessoa que bruxa deve procurar por assistência especializada o quanto antes, seja de um médico, um dentista (mais especificamente um especialista em ATM, que é a articulação temporomandibular) ou ainda um psicólogo, pois muitas das causas do bruxismo estão ligadas a fatores emocionais como estresse, ansiedade e depressão, que aliás são doenças bastante populares hoje em dia.
Mas, se o profissional prescrever um outro tratamento que não seja via aparelho para bruxismo, pode ser então que ele oriente ao paciente para fazer exercícios de alongamento facial e corporal, e que trabalhe a musculatura de modo geral. Além disso, praticar atividades que promovam o relaxamento e o bem-estar, como ioga, meditação ou um esporte pode ser um dos meios de se tratar esse problema.
Fazer uma psicoterapia pode ser um meio bastante efetivo de amenizar os sintomas do bruxismo já que a saúde mental é a “parte do corpo” que precisa de tratamento. Portanto, pessoas que sofrem com uma carga emocional exaustiva no ambiente profissional, em casa ou nos estudos, ou ainda as quem possuem questões de conflito interno e não sabem o que fazer. Se abrir a um profissional é a melhor saída.