Aparelho ortodôntico transparente: tratamento moderno e discreto
Cuidar do posicionamento dos dentes nunca foi tão fácil como é agora, se antes havia empecilho financeiro, atualmente há parcelamento e planos odontológicos que viabilizam o tratamento. Se antigamente a ideia de portar o sorriso metálico incomodava, hoje há modelos de aparelhos que praticamente nem aparecem quando colocado nos dentes. E um dos modelos que ganhou notoriedade e se popularizou em todo o mundo, inclusive entre artistas é o aparelho ortodôntico transparente.
Também conhecido como alinhador, esse acessório é uma das novidades odontológicas que junta o útil ao agradável, pois corrige leves desvios dentários e não polui o visual, sendo praticamente invisível quando colocado sobre o dente, ou seja, a pessoa pode colocar o batom ou a barba que quiser sem se preocupar, pois o aparelho ortodôntico transparente combina com tudo.
Uma outra vantagem trazida pelo aparelho ortodôntico transparente é em relação a praticidade, pois ele pode ser removido da boca para a higienização oral e para que o paciente faça a limpeza do próprio alinhador de maneira rápida e eficiente. As chances de haver acúmulo de fragmentos alimentares entre os dentes é bem menor quando comparado com um aparelho fixo.
Conheça mais sobre o aparelho ortodôntico transparente
O aparelho ortodôntico transparente, denominado também como alinhador, serve exatamente para isso, para corrigir desvios suaves no alinhamento dentário tanto na arcada superior quanto na inferior. E como os alinhadores servem para movimentar os dentes de forma leve, eles são indicados também para crianças e adolescentes já que nesses pacientes há maior mobilidade dentária. Mas, além disso, conheça um pouco melhor sobre o aparelho ortodôntico transparente:
- É fabricado com uma resina acrílica, similar a uma placa de contenção;
- Deve ser utilizado na boca por aproximadamente 20 horas por dia;
- O primeiro passo do tratamento é o planejamento computadorizado, que permite visualizar o resultado de cada etapa;
- De tempos em tempos, algo em torno de 20 dias, o paciente deve trocar de alinhador para que haja continuidade no tratamento;
- Quando o paciente for ingerir um alimento muito duro ou muito quente, é recomendado que o aparelho ortodôntico transparente seja removido da boca.
Saiba mais sobre o tratamento
O aparelho ortodôntico transparente pode ser utilizado por crianças e adultos, mas desde que a correção não seja tão acentuada, é preciso conversar com o dentista para saber se seu caso permite que o tratamento seja a base do aparelho ortodôntico transparente. Quanto ao tempo de tratamento, varia entre um semestre e algo em torno de três ou quatro anos, vai depender da complexidade do caso e da mobilidade dentária.
O paciente deve remover o aparelho ortodôntico transparente para higienizar a boca e para se alimentar, e quando isso acontecer, deve manter o alinhador em um recipiente apropriado para evitar danos e contaminações. Fora isso, ele é muito mais prático, pois quando for o caso de o paciente ir a um evento, ele pode deixar o aparelho ortodôntico transparente em casa e quando retornar, higienizar sua boca e recolocar o item sem prejuízos ao tratamento.